Hoje tenho a felicidade de ser portador de boas notícias pra você. O v-tracker formalizou uma...
Guia de Início Rápido v-tracker
Para começar a utilizar o v-tracker você precisará basicamente concluir os seguintes passos: 1 – Cadastrar as contas 1 – CADASTRAR AS CONTAS isso é feito no menu Monitoramento >>> Cadastro de Contas |
Ou também pelo menu Atendimento 2.0 >>> Contas |
Você verá a tela abaixo. Veja nas imagens o passo a passo. |
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Clique em “Salvar” e aguarde o v-tracker redirecionar. Após o redirecionamento você verá a tela de login na respectiva rede que você está cadastrando no momento. Siga os passos na tela para cada rede/conta que deseja conectar. Vale lembrar que cada conta possui algumas particularidades de conexão. No caso de Facebook e Instagram, por exemplo, você precisa verificar durante a conexão se todas as permissões estão habilitadas (para mensagens inbox, comentários, etc…)
Após cadastrar as contas, você irá criar o monitoramento. Para isso, acesse o menu Monitoramento >>> Novo Monitoramento, conforme imagem abaixo. |
Você verá a tela com as abas Monitoramento; Fontes de Dados; Filtros, Fontes de Dados e Filtros. Vamos ver as principais configurações em cada uma delas. |
2.1 – aba MONITORAMENTO |
As configurações básicas e obrigatórias para iniciar de pronto o seu monitoramento são: – definir uma cor – definir a data de início e término (essa data não influencia nem tem referência com a retroatividade. A retroatividade não é definida por esses valores, mas sim pelas próprias APIs das redes) Se você desejar coletar resultados de dias anteriores, deverá habilitar a retroatividade na criação do monitoramento, antes da execução da primeira busca. Algumas redes não possuem a retroatividade muito bem definida. Em outras, esse período é explícito na própria documentação, como no caso do Twitter ( 7 dias para trás) e Instagram HASHTAGS (últimas 24 horas). |
2.2 – aba FONTES DE DADOS |
Aqui é onde você cadastra as redes, perfis, sites, portais e URLs que deseja fazer buscas. Para mais detalhes sobre as buscas, acesse também os links: |
2.3 – aba FILTROS |
Nesta aba você irá incluir os filtros de busca, os termos; as palavras-chave que deseja buscar nos locais que você definiu na aba anterior “Fontes de Dados”. |
2.4 – aba FONTES DE DADOS E FILTROS Nesta aba você poderá visualizar um resumo das buscas, com um cruzamento dos dados da aba fontes de dados e filtros, que você cadastrou nos passos anteriores. |
Veja um exemplo ao clicar em “WWW” para expandir. |
Veja na imagem acima que existem duas BUSCAS cadastradas. “Facebook Posts Públicos” e “Twiiter”. E em cada uma dessas buscas, estão sendo aplicados os filtros: Iron Maiden Iron Maiden – Músicos Metallica Metallica – Músicos Rock in Rio Rock in Rio – Palcos Esses são apenas os NOMES dos filtros. Os termos de busca, efetivamente, são: Por exemplo no filtro “Iron Maiden – Músicos”: “Iron Maiden” AND (“Dave Murray” OR “Steve Harris” OR “Bruce Dickinson” OR “Adrian Smith” OR “Nicko McBrain” OR “Janick Gers”) conforme imagem abaixo. |
Isso significa dizer para o v-tracker que você deseja coletar, nas buscas cadastradas, com o filtro “Iron Maiden – Músicos”, ocorrências que contenham obrigatoriamente o termo “Iron Maiden” associado com qualquer um dos termos entre os parêntese: (“Dave Murray” OR “Steve Harris” OR “Bruce Dickinson” OR “Adrian Smith” OR “Nicko McBrain” OR “Janick Gers”) Por isso o filtro tem essa estrutura: “Iron Maiden” AND (“Dave Murray” OR “Steve Harris” OR “Bruce Dickinson” OR “Adrian Smith” OR “Nicko McBrain” OR “Janick Gers”) Reforçando, acesse o link para aprender mais sobre a criação de filtros de busca Além de aplicar as configurações de filtros, ainda nessa aba FONTES DE DADOS E FILTROS, você pode escolher usar ou não o Filtro Termo e Filtro Linguagem e também há a coluna “Conta”, para os casos em que você precisa associar uma conta nas buscas, como o caso das buscas de Twitter. |
Nessa aba é também onde você salva quaisquer edições feitas no monitoramento, no botão “Salvar Monitoramento” ou então descartar as alterações no botão “Sair sem Salvar” |
3 – VER A MÁGICA ACONTECER Agora que você cadastrou suas contas, criou o monitoramento, cadastrou os termos de busca, deu aquela revisada e salvou as configurações, seu monitoramento já estará coletando e em alguns minutos os resultados começarão a aparecer na listagem de ocorrências. |
Você acessou então a listagem de ocorrências. |
A partir daqui é um verdadeiro mundo de possibilidades e insights, e que deixaria este material muito extenso. Você pode começar a utilizar a listagem de ocorrências entendendo sobre alguns filtros disponíveis na barra de filtros. |
Para isso, acesse o link: filtros de busca É importante reforçar que as buscas não são executadas a todo momento. Existe uma periodicidade que gira em torno de 15 a 30 minutos entre as execuções dessas buscas. Isso deve-se ao fato de que nenhuma rede permite fazer tantas chamadas / solicitações em um curto espaço de tempo. Com esse guia o seu monitoramento estará configurado, executando, buscando, coletando e pronto para te entregar as análises que você desejar. Abraços e até a próxima |