Pular para o conteúdo

Filtros de Busca

Como faço para filtrar as ocorrências com o termo “X”?

Eu consigo ver um relatório somente das ocorrências dos “Meus Perfis”?

Tenho que ficar fazendo o filtro toda vez?

Essas são algumas das perguntas que recebemos com mais frequência sobre o v-tracker. Pensando nisso, para te ajudar com todas elas de uma só vez, hoje vamos falar sobre os nossos filtros de busca.

Os filtros de busca servem exatamente para você filtrar as ocorrências coletadas. E as possibilidades são MUITAS mesmo, viu?

Você já deve ter percebido que no v-tracker dá pra fazer uma “mesma coisa” de várias formas diferentes, né? Com os filtros de buscas não é diferente.

Dá uma olhadinha na imagem abaixo, nas possibilidades que o v-tracker oferece para filtrar as suas ocorrências:

Todas essas opções acima aparecem quando você clica em “adicionar filtro”, na barra de filtros.

Essa barra, como você já sabe, é aquela que fica na parte superior da tela de Listagem de Ocorrências do seu monitoramento.

Vou aproveitar para te dar uma dica:

Se você já sabe o nome do filtro que irá utilizar, pode digitá-lo na barra de filtros e assim localizá-lo mais rapidamente.

No exemplo abaixo queremos utilizar o filtro “Nome do Publicador”. Veja que digitando a palavra “nome”, o filtro já aparece pra você na hora. 😉

Beleza. Já sei quais são os filtros e onde posso utilizá-los. Mas você ainda não respondeu às perguntas…

Então vamos lá!

Vamos usar as perguntas que citamos no começo da nossa conversa como exemplo, para você ter uma noção geral dos filtros. Mas não se limite a essas utilizações, certo?

Te encorajamos fortemente a “fuçar” os filtros e descobrir como eles podem te ajudar da melhor forma a cada dia ao trabalhar com o v-tracker, assim sempre melhorando sua experiência com a nossa ferramenta!

Mas vamos às respostas que você procura!

Como faço para filtrar as ocorrências com o termo “X”?

Muito simples! Para isso, você pode utilizar o filtro “Termos”, que está dentro da seção “Ocorrências”.

Utilizando a dica que falei acima, você pode digitar o nome do filtro (termos) que ele aparecerá na lista. E então é só clicar nele…

Após clicar em “Termos” , como na imagem acima, aparecerá a seguinte opção:

Nesse campo você incluirá os termos que quer filtrar. Ou seja, se você quiser ocorrências contendo o termo “laranja”, deverá escrever “laranja” nesse campo e confirmar.

Após confirmar, o filtro estará assim na barra de filtros

E então você poderá clicar em “Filtrar” para que o v-tracker te retorne, dentro das ocorrências coletadas, todas aquelas que tiverem o termo “laranja”.

É importante lembrar que nesse campo você pode utilizar os operadores lógicos AND, OR.

Relembrando:

(AND = as ocorrências devem conter todos os termos ligados por esse operador)

(OR = as ocorrências devem conter algum dos termos digitados)

No primeiro caso da imagem acima, o v-tracker te retornará as ocorrências que contenham obrigatoriamente as duas palavras. Já no segundo caso, retornará ocorrências que tiverem qualquer uma das palavras.

Você pode também combinar os operadores lógicos.

Nesse caso acima serão filtradas ocorrências que tenham obrigatoriamente “laranja” e que contenham também OU “limão” OU “goiaba”. Para organizar a informação e ficar tudo como deve ser, use parênteses para separar as “partes” dessa equação, como está na imagem acima.


Ah. E não esqueça de utilizar as aspas quando precisar filtrar termos com mais de uma palavra. Veja abaixo:

Esse filtro pode ser útil para você filtrar, por exemplo, comentários com a palavra “corrupto” e marcar essas ocorrências de uma só vez com uma tag, ou qualificar todas como “negativo”. (lembram das ações em massa que falamos semana passada?)

Vamos para a segunda pergunta:

Eu consigo ver um relatório somente das ocorrências dos “Meus Perfis”?

Sim! Você consegue.

Para isso, na lista de filtros você pode utilizar o filtro “Busca”, como na imagem abaixo:

Com esse filtro você consegue selecionar uma busca específica e isolar somente os resultados dessa busca.

Digamos que você tenha cadastrado em “Meus Perfis” as buscas do Facebook, Twitter e Instagram, mas quer avaliar melhor os números apenas do Twitter.

Você pode selecionar essa busca específica e ver na listagem de ocorrências apenas os resultados dela. Com esses resultados em mãos, você pode selecionar as ocorrências e exportar um relatório só com elas.

Aproveitando esse mesmo exemplo, já vamos emendar a terceira pergunta do nosso exemplo (e vamos te dar mais uma dica MASTER também)

Tenho que ficar fazendo o filtro toda vez?

Não! E olha só que legal…

Você pode salvar filtros para utilizar posteriormente com poucos cliques.

Após configurar o filtro que você irá utilizar frequentemente, vá até o botão “Salvar Filtro”.

Clique em “Salvar Filtro”

Preencha conforme sua necessidade, incluindo um nome para o filtro, e configurando um período. Depois disso, clique em salvar. (Você pode marcar esse filtro como padrão. Basta alterar para SIM a opção “Marcar como filtro inicial na listagem (padrão)”. Ao fazer isso, o v-tracker já abrirá a listagem de ocorrências e relatório com as configurações desse filtro.)

Feito isso, quando estiver na listagem de ocorrências, você poderá ir até o botão de filtro e clicar em cima do que você salvou anteriormente, para utilizá-lo novamente.

E para fechar com chave de ouro, fique com uma MEGA dica:

Você fez o seu filtro, salvou, e já tá craque nisso tudo. Agora você quer um relatório exatamente com o resultado desse filtro.

Vamos te guiar para que você mesmo faça e veja a mágica acontecendo.

Com as ocorrências devidamente filtradas, clique no botão do “cadeado”, que fica ao lado do botão “Filtrar”, para travá-lo.

Ele estará assim:

E depois de clicar, ele ficará assim, indicando que o filtro está travado:

Feito isso, agora vem a mágica. Vá até o menu Relatórios >>> Ocorrências

E pronto!

Você tem um relatório com os dados exatos das ocorrências que filtrou.

UFA! Esse texto foi longo né? Mas temos certeza que ele foi super útil para você.

E lembre-se: No caso de qualquer dúvida, o nosso suporte online está disponível de Segunda à Sexta das 9h às 18h (com um intervalo na hora da fome – 12h às 13h – porque ninguém é de ferro rs).

Além disso, também estamos disponíveis pelo e-mail atendimento@vtracker.com.br

Abraços e até a próxima.