Pular para o conteúdo

Guia de Início Rápido v-tracker

Para começar a utilizar o v-tracker você precisará basicamente concluir os seguintes passos:

1 – Cadastrar as contas
2 – Criar o monitoramento e cadastrar os termos de busca
3 – Ver a mágica acontecer.


1 – CADASTRAR AS CONTAS

isso é feito no menu Monitoramento >>> Cadastro de Contas

Ou também pelo menu Atendimento 2.0 >>> Contas

Você verá a tela abaixo. Veja nas imagens o passo a passo.

  • Esse passo é opcional. Se você ainda não tiver nenhum monitoramento ou não selecionar nenhum monitoramento, a conta poderá ser utilizada em todos os monitoramentos. Essa opção serve para garantir, por exemplo, que uma determinada conta seja restrita a um grupo de monitoramentos.
  • Esse passo é opcional. Se você não selecionar nenhum nível de atendimento, a conta poderá ser utilizada em todos os níveis. Da mesma forma que na tela anterior você pode escolher uma conta para determinados monitoramentos, aqui você pode escolher um nível de SAC para a conta que você está cadastrando. Assim essa conta ficará restrita à esse nível SAC.

Clique em “Salvar” e aguarde o v-tracker redirecionar. 

Após o redirecionamento você verá a tela de login na respectiva rede que você está cadastrando no momento.

Siga os passos na tela para cada rede/conta que deseja conectar. Vale lembrar que cada conta possui algumas particularidades de conexão.

No caso de Facebook e Instagram, por exemplo, você precisa verificar durante a conexão se todas as permissões estão habilitadas (para mensagens inbox, comentários, etc…)

 



2 – CRIAR O MONITORAMENTO

Após cadastrar as contas, você irá criar o monitoramento. Para isso, acesse o menu Monitoramento >>> Novo Monitoramento, conforme imagem abaixo.

Você verá a tela com as abas MonitoramentoFontes de DadosFiltrosFontes de Dados e Filtros.

Vamos ver as principais configurações em cada uma delas.

 


2.1 – aba MONITORAMENTO

As configurações básicas e obrigatórias para iniciar de pronto o seu monitoramento são: 

– definir um nome

– definir uma cor

– definir a data de início e término (essa data não influencia nem tem referência com a retroatividade. A retroatividade não é definida por esses valores, mas sim pelas próprias APIs das redes)

Uma opção não obrigatória mas que deve ser considerada é habilitar ou não a retroatividade.

Se você desejar coletar resultados de dias anteriores, deverá habilitar a retroatividade na criação do monitoramento, antes da execução da primeira busca.

Dessa forma o v-tracker irá coletar os resultados retroativos dentro dos limites estabelecidos pela API de cada rede

Algumas redes não possuem a retroatividade muito bem definida.

Em outras, esse período é explícito na própria documentação, como no caso do Twitter ( 7 dias para trás) e Instagram HASHTAGS (últimas 24 horas).

 


2.2 – aba FONTES DE DADOS

Aqui é onde você cadastra as redes, perfis, sites, portais e URLs que deseja fazer buscas. Para mais detalhes sobre as buscas, acesse também os links:

Dúvidas Sobre Coletas
Reclame Aqui no v-tracker

 


2.3 – aba FILTROS

Nesta aba você irá incluir os filtros de busca, os termos; as palavras-chave que deseja buscar nos locais que você definiu na aba anterior “Fontes de Dados”.

Acesse o link para aprender mais sobre a criação de filtros de busca

 


2.4 – aba FONTES DE DADOS E FILTROS

Nesta aba você poderá visualizar um resumo das buscas, com um cruzamento dos dados da aba fontes de dados e filtros, que você cadastrou nos passos anteriores.

Veja um exemplo ao clicar em “WWW” para expandir.

Veja na imagem acima que existem duas BUSCAS cadastradas. “Facebook Posts Públicos” e “Twiiter”. E em cada uma dessas buscas, estão sendo aplicados os filtros:

Iron Maiden

Iron Maiden – Músicos

Metallica

Metallica – Músicos

Rock in Rio

Rock in Rio – Palcos

Esses são apenas os NOMES dos filtros. Os termos de busca, efetivamente, são: 

Por exemplo no filtro “Iron Maiden – Músicos”: “Iron Maiden” AND (“Dave Murray” OR “Steve Harris” OR “Bruce Dickinson” OR “Adrian Smith” OR “Nicko McBrain” OR “Janick Gers”) conforme imagem abaixo.

Isso significa dizer para o v-tracker que você deseja coletar, nas buscas cadastradas, com o filtro “Iron Maiden – Músicos”, ocorrências que contenham obrigatoriamente o termo “Iron Maiden” associado com qualquer um dos termos entre os parêntese: (“Dave Murray” OR “Steve Harris” OR “Bruce Dickinson” OR “Adrian Smith” OR “Nicko McBrain” OR “Janick Gers”)

Por isso o filtro tem essa estrutura: 

“Iron Maiden” AND (“Dave Murray” OR “Steve Harris” OR “Bruce Dickinson” OR “Adrian Smith” OR “Nicko McBrain” OR “Janick Gers”)

Reforçando, acesse o link para aprender mais sobre a criação de filtros de busca

Além de aplicar as configurações de filtros, ainda nessa aba FONTES DE DADOS E FILTROS, você pode escolher usar ou não o Filtro Termo e  Filtro Linguagem e também há a coluna “Conta”, para os casos em que você precisa associar uma conta nas buscas, como o caso das buscas de Twitter.

Nessa aba é também onde você salva quaisquer edições feitas no monitoramento, no botão “Salvar Monitoramento” ou então descartar as alterações no botão “Sair sem Salvar”


3 – VER A MÁGICA ACONTECER

Agora que você cadastrou suas contas, criou o monitoramento, cadastrou os termos de busca, deu aquela revisada e salvou as configurações, seu monitoramento já estará coletando e em alguns minutos os resultados começarão a aparecer na listagem de ocorrências.

Para acessar essa listagem, acesse o menu “Monitoramentos” e clique no nome do monitoramento que deseja visualizar as ocorrências coletadas.

Você acessou então a listagem de ocorrências.

A partir daqui é um verdadeiro mundo de possibilidades e insights, e que deixaria este material muito extenso.

Você pode começar a utilizar a listagem de ocorrências entendendo sobre alguns filtros disponíveis na barra de filtros.

Para isso, acesse o link: filtros de busca

É importante reforçar que as buscas não são executadas a todo momento. Existe uma periodicidade que gira em torno de 15 a 30 minutos entre as execuções dessas buscas. 

Isso deve-se ao fato de que nenhuma rede permite fazer tantas chamadas / solicitações em um curto espaço de tempo.

Com esse guia o seu monitoramento estará configurado, executando, buscando, coletando e pronto para te entregar as análises que você desejar.

Em caso de dúvidas o nosso suporte online está disponível de Segunda à Sexta das 9h às 12h e das 13h às 18h, e também pelo e-mail atendimento@vtracker.com.br

 Abraços e até a próxima