Pular para o conteúdo

Monitore o Mercado Livre

Como você pode usar o social listening no Mercado Livre?

O Mercado Livre é uma das maiores plataformas de comércio eletrônico do mundo, e no Brasil não é diferente. Com mais de 20 anos de atuação, o Mercado Livre se consolidou como líder no mercado de vendas online, oferecendo uma variedade de produtos e serviços para milhões de consumidores e vendedores.

Mas você sabe como o Mercado Livre alcançou esse sucesso? E como você pode usar o social listening para acompanhar as tendências e oportunidades desse mercado?

Neste artigo, vamos mostrar como o Mercado Livre se tornou uma referência no e-commerce brasileiro, e como você pode monitorar o que as pessoas estão falando sobre a sua empresa, seus produtos e seus concorrentes nas redes sociais, usando as ferramentas de social listening do v-tracker.

Como o Mercado Livre se tornou um gigante do e-commerce

O Mercado Livre nasceu em 1999, na Argentina, como um site de leilões online. Desde então, a empresa expandiu sua atuação para 18 países da América Latina, além de Portugal, e se transformou em uma plataforma completa de comércio eletrônico, que oferece desde produtos novos e usados até serviços financeiros, logísticos e publicitários.

Alguns dos fatores que contribuíram para o crescimento do Mercado Livre foram:

- A diversificação de seu portfólio, que inclui o Mercado Pago (serviço de pagamentos online), o Mercado Envios (serviço de logística e entrega), o Mercado Shops (serviço de criação de lojas virtuais) e o Mercado Ads (serviço de publicidade online).

- A adaptação às necessidades e preferências dos consumidores locais, oferecendo soluções personalizadas para cada país e região.

- A inovação constante, investindo em tecnologia, segurança, qualidade e experiência do usuário.

- A parceria com grandes marcas e varejistas, que utilizam o Mercado Livre como um canal de vendas complementar ou exclusivo.

- A valorização dos pequenos e médios vendedores, que encontram no Mercado Livre uma oportunidade de empreender e gerar renda.

composicao-do-conceito-de-midia-social (1) (1)

Esses fatores fizeram com que o Mercado Livre se tornasse a maior plataforma de comércio eletrônico da América Latina, com mais de 300 milhões de usuários registrados, 12 milhões de vendedores e 70 milhões de compradores ativos. No Brasil, o Mercado Livre é o site mais visitado da categoria, com mais de 500 milhões de visitas por mês.

Como usar o social listening para monitorar o Mercado Livre

Você sabia que é possível monitorar o Mercado Livre com um social listening ativo e ficar de olho em seus concorrentes e suas vendas?

Com as ferramentas de social listening, você pode conhecer melhor o seu público, suas preferências e opiniões! Você também pode acompanhar seus concorrentes e comparar o desempenho deles no mercado de vendas.

E com o v-tracker, você ainda pode aproveitar o potencial do Mercado Livre, a maior plataforma de comércio eletrônico da América Latina.

O v-tracker é uma solução inteligente que permite monitorar os anúncios do Mercado Livre em tempo real. Com ele, você pode:

👀 Veja o que seus concorrentes estão vendendo

💸 Confira o valor do produto

📲 Conheça os produtos anunciados

🚥 Saiba o número de impressões de cada anunciante (número de vendas)

 

Além disso, você pode analisar os dados coletados pelo v-tracker e gerar insights valiosos para a sua estratégia de marketing e vendas. Você pode:

📊 Identificar as tendências do mercado

💡 Descobrir novas oportunidades de negócio

🚀 Otimizar suas campanhas publicitárias

 

Onde no v-tracker?

 

Já tenho um monitoramento 👇

Acesse a sua conta do v-tracker e clique no painel que deseja monitorar.  Na página de ocorrências você irá encontrar todas as ocorrências sobre o assunto que você está monitorando. Com isso, você pode filtrar o serviço que deseja analisar, clique na lateral esquerda da sua tela e em Serviços;

As opções de serviços irão aparecer na sua tela embaixo dos Filtros clique na opção: Mercado Livre e veja as suas ocorrências.

 

 

 

Não tenho um monitoramento👇

Como criar um monitoramento e ativar o Mercado Livre?

Passo 1 – No menu lateral esquerdo da sua tela, selecione monitoramento > Novo monitoramento. Esse passo é para quem quer criar um monitoramento do zero.

Passo 2 - Criar um monitoramento exige atenção aos detalhes, com isso passo a passo completo de como criar um monitoramento do ZERO, neste link.

https://blog.vtracker.com.br/v-tracker/novomonitoramento

 

Passo 3 - Depois de seguir todos os passos mencionados no artigo que mencionamos você poderá definir os dados que deseja analisar.

Passo 4  - Escolha o Mercado Livre como fonte de dados. Para isso, marque a opção Lojas em Fonte de Dados.

 

(não se esqueça de seguir todos os passos anteriores conforme explicado no post: Novo Monitoramento)

 

Passo 5 - Criando ou Editando um monitoramento lembre-se de sempre salvar seu monitoramento depois de editá-lo.

 

Case:  Veja um exemplo de como estes dados são apresentados no v-tracker.

Criamos um monitoramento para entender sobre a venda de Faróis de Carros e analisar as ocorrências, os sentimentos, os perfis alcançados, os publicadores únicos e os horários e dias de pico de suas publicações no MercadoLivre entre 26/12/2023 e 24/01/2024.

Com base nesta análise, o v-tracker revelou que foram veiculados mais de 194 anúncios durante o período mencionado. Vale destacar que o número de impressões, corresponde às vendas totais dos anunciantes, que nesta análise atingiu a marca de 2,4 milhões no Mercado Livre. Notavelmente, o perfil @HIPERVAREJO se destacou como o anunciante mais relevante com maior número de vendas nos últimos 365 dias.



Em contrapartida, o número de de anunciantes com mais publicações sobre faróis não são os mesmos:


O v-tracker nos traz recursos importantes para a análise de vendas, na nuvem de palavras, por exemplo, identificamos os principais termos usados para anunciar um produtos.

O social listening é uma forma eficiente e inteligente de acompanhar o que está acontecendo no seu mercado e no seu público. E com o v-tracker, você pode monitorar o Mercado Livre, a plataforma que movimenta bilhões de reais todos os anos.

Fale conosco e descubra mais sobre a plataforma.