Pular para o conteúdo

Fidelização de clientes: veja como fazer

Fidelizar clientes é uma tarefa que requer dedicação, mas que pode trazer grandes benefícios para o negócio. 

Pelo lado financeiro, por exemplo, você cria relacionamentos e conquista os clientes, deixando-os satisfeitos e fiéis. Além disso, ganha publicidade orgânica e gratuita.

Mas você sabe como fazer isso e colher esses frutos? Já utilizou alguma estratégia de fidelização de clientes em seu negócio? 

Se você está com dúvidas, continue a leitura, porque hoje, vamos mostrar como fidelizar clientes. 

Custo de fidelização vs. custo de aquisição

Para que seu negócio seja um sucesso, além de conquistar novos clientes, você precisa fidelizar aqueles que já possui. 

Isso porque, para reter uma pessoa que já compra de você, o gasto será muito menor do que para adquirir um novo cliente. 

De acordo com Philip Kotler, considerado “pai do marketing moderno”, o custo de retenção de um cliente chega a ser de 5 a 7 vezes menor que o custo de aquisição de um novo.

Por isso, é tão importante começar a trabalhar a fidelização das pessoas que já comprar de você. 

Veja como fazer isso a seguir. 

Como fidelizar clientes

O processo de venda não termina com a entrega do produto para o seu cliente. Sua empresa precisa se preocupar ainda com uma última etapa, que ajuda a completar o que chamamos de ciclo de vendas: a fidelização. 

Aposte em um bom atendimento

A fidelização começa no atendimento ao consumidor. Todos os clientes valorizam um bom atendimento, e lidar com uma empresa que realmente se preocupa em resolver seus problemas.

Para conseguir melhorar o atendimento, é fundamental investir em treinamentos.

Conheça bem o seu cliente

Para entender como fidelizar clientes, é preciso apostar em estratégias de marketing, mas, antes disso, é fundamental conhecê-los profundamente. 

Por isso é importante ficar de olho em qual o perfil de pessoas que compram e o que elas falam sobre a sua empresa. E com isso, a nossa Inteligência Artificial pode ajudar, identificando assuntos com sua marca, ou até mesmo comportamentos.

Essas informações precisam ser avaliadas constantemente tanto pelo gestor do negócio, quanto pelas equipes de marketing e de vendas. 

Assim, todas as pessoas empenhadas em melhorar os resultados estarão cientes do perfil do cliente e podem realizar as abordagens mais apropriadas.

Realize programas de fidelização

A ideia é simples, mas muito eficaz. Basicamente, trata-se de um programa de pontos. A cada compra feita, pontos são acumulados, que podem ser trocados por produtos, descontos ou brindes promocionais.

Além de ser, por si só, uma excelente forma para impulsionar as vendas e fidelizar o cliente, os programas de fidelização também oferecem uma experiência interessante para o consumidor, afinal, se trata de uma gamificação do consumo.

Pronto para testar essas estratégias na sua empresa e conquistar ainda mais seus clientes?