Pular para o conteúdo

Divertidamente 2, memes, conversas, saúde mental e análises qualitativas.

Depois de muita expectativa para o lançamento da parte 2 de Divertidamente, o público já lotou os cinemas e, desde sua estreia em 20 de junho, o filme já conta com a maior bilheteria do ano.

Coletamos 115.352 ocorrências entre 20 e 26 de junho. Deste volume, 7% do público relatou ter assistido ou se programado para ir nos próximos dias, com as crianças, amigos ou parceiros românticos. O que mais chamou a atenção foi a repercussão dos memes (21%), além de falas sobre as personagens, que se aprofundaram em diálogos que relacionaram o enredo da animação com a vida e sentimentos das pessoas.

Nas redes sociais, o assunto também dominou no viés da apropriação das marcas e nos memes cada vez mais criativos sobre "novas emoções" que não estão no filme, mas repercutiram por gerar identificação entre as pessoas. Optamos então, por olhar para essa relação de forma qualitativa e compreender o que o filme repercutiu e se desdobrou entre tantos diálogos pelo caminho.

As principais temáticas dos comentários giraram em torno de diálogos sobre saúde mental, expectativas no futebol, desafios da vida adulta, regionalismos, entre outros assuntos que aproveitam-se da narrativa do filme para gerar identificação.


Analisando pela Word Tree, o insight rápido foi entender que os principais tópicos abordados nos comentários foram a Ansiedade (25 mil ocorrências), catalisadora maior de conversações, seguida pela Alegria (7 mil ocorrências), e a diferença de volume entre o 1o e o 2o lugar, também se dá porque a temática da Alegria foi quase que em todas as conversas, associada à Ansiedade.

 

 


 

Meus "divertidamentes" estão desse jeito: A ansiedade como principal ponto de conversas

Quando analisamos os comentários, o que fica mais evidente é a conexão do público com a personagem Ansiedade (22% do volume total). Os termos da Word Tree destacaram o quanto as pessoas se reconheceram nas situações apresentadas no filme, assim como apontaram que, na trama, a ansiedade é a vilã, assim como em suas vidas.

Frases como: "é a pior emoção", "destruição atual da mente humana" e "chefe das minhas emoções", demonstram o quanto esse sentimento está presente e latente nos dias atuais.

Já a Alegria (6%), segunda personagem mais citada, foi mencionada nos comentários por uma cena do filme, também associada à dificuldade de lidar com a Ansiedade.




Discussões sobre saúde mental

Entre comentários, o público se identificou com a cena de crise de ansiedade (2 mil ocorrências), relatando já ter passado por isso, e também em alguns casos, a cena causou ansiedade como um certo gatilho. Além disso, brincadeiras e memes que descreveram situações do cotidiano que causam emoções relacionadas ao filme.

 1719516414395

Entre as publicações, comentários e memes criativos, a única unanimidade entre as falas foi a certeza de que Divertidamente 2 não só agradou ao público infantil, mas também emocionou os adultos (550 ocorrências).

1719511906565-1

Meme: Uma nova emoção

Não é de hoje que os memes são um grande pulso para compreender o comportamento online das pessoas.

No social listening buscamos incluir análises de imagens que, muitas vezes, aprofundam muito mais a discussão, além de ter maior expressividade no volume de compartilhamentos e retweets nas redes.


O meme das tranças foi compartilhado 441 vezes, como é possível ver no próximo gráfico de imagens.

Utilizamos nosso gráfico de análise de imagens para contabilizar quais os memes que mais geraram compartilhamento. Além de brincadeiras associando bebidas coloridas com os personagens, o público se apropriou das narrativas para demonstrar "emoções" da vida adulta que podem aparecer no nosso cotidiano.

Brincadeiras com costumes regionais, como esse post de "Pernambucoposting", em que os personagens dançam, enquanto a vergonha assiste, além das "emoções mineiras" como o post de @bhemeupais. E os torcedores do Grêmio também aproveitaram a brincadeira para expressar suas expectativas e ansiedade quanto ao jogo decisivo do Brasileirão.



Independente de como se apropriam dos personagens, cenas, dentro ou fora do contexto do filme, qualquer coisa na internet vira meme extrapolando os significados de produtos culturais para gerar uma representação cômica ou que possa gerar maior identificação com seu mundo, preferências e ideias.

Até mesmo no contexto de saúde mental, o humor tomou conta para dialogar sobre saúde mental, que em tom mais sério, poderia gerar maior desconforto e dificuldade em se expressar.

A partir dessas duas formas de análise qualitativa, pudemos gerar diversos insights sobre como Divertidamente 2 reverberou no ambiente digital. E com isso, concluir que para construir uma estratégia verdadeiramente relevante, gerando maior conexão com seu público, é preciso buscar além dos números e gráficos já tão conhecidos no meio da pesquisa e do social listening.

E vocês? Como realizam pesquisas qualitativas? Vamos bater um papo!

Até a próxima!