O mercado está cada vez mais disputado e interconectado, e as redes sociais são cada vez mais importantes para os diferentes processos de uma empresa.
Lá é possível conhecer o seu público, lançar produtos e campanhas e acompanhar a percepção dos clientes sobre eles. Além disso, as redes sociais são ótimas aliadas a gerir crises e até antecipar tendências e buscar novos clientes.
Com isso em mente, cresce a importância de olhar pra uma estratégia: Community Management – ou Gerenciamento de Comunidades.
Para entender melhor o que significa isso, continue a leitura.
As comunidades vão além dos espaços físicos. No mundo virtual, as comunidades se formam em diferentes lugares físicos e sites ou plataformas: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Snapchat, fóruns, entre outros.
Para as marcas, são os clientes, o público-alvo e todas as pessoas que interagem diretamente e indiretamente com ela que formam uma comunidade.
Mas você pensa que Community Management é a mesma coisa que gestão de redes sociais, saiba que não é.
A gestão de redes sociais envolve a produção de distribuição de conteúdos para as redes sociais e tem como foco o alcance, o engajamento e o tráfego que eles trazem para o seu site.
Já o gerenciamento de comunidades envolve um trabalho mais estratégico. Nele, é preciso se preocupar com o que acontece antes e depois da publicação, ouvindo e participando das discussões relacionadas à marca.
Community Management: formação de comunidades. Um gerenciamento de comunidades eficaz é fundamental por muitas razões.
A primeira é o seu potencial em transformar clientes fiéis em fãs. Quando isso acontece, a pessoa se sente motivada a divulgar a marca positivamente entre seus amigos, familiares e seguidores.
O gerenciamento de comunidades também é fundamental na hora de lidar com crises e permite respostas rápidas e realmente conectadas com as críticas do público.
Além disso, é importante para buscar novos clientes e fazer parcerias estratégicas com outras marcas e influenciadores digitais, por exemplo.
No mundo das redes sociais, o gerenciamento permite obter feedbacks diretos sobre os seus produtos e serviços. Com isso, há mais possibilidade de oferecer algo que realmente atenda as necessidades e exigências dos consumidores.
Você está pronto para começar a usar essa estratégia e fazer parte dessa nova tendência?