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Community Management: formação de comunidades

O mercado está cada vez mais disputado e interconectado, e as redes sociais são cada vez mais importantes para os diferentes processos de uma empresa.

Lá é possível conhecer o seu público, lançar produtos e campanhas e acompanhar a percepção dos clientes sobre eles. Além disso, as redes sociais são ótimas aliadas a gerir crises e até antecipar tendências e buscar novos clientes.

Com isso em mente, cresce a importância de olhar pra uma estratégia: Community Management – ou Gerenciamento de Comunidades.

Para entender melhor o que significa isso, continue a leitura.

O que é

As comunidades vão além dos espaços físicos. No mundo virtual, as comunidades se formam em diferentes lugares físicos e sites ou plataformas: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Snapchat, fóruns, entre outros.

Para as marcas, são os clientes, o público-alvo e todas as pessoas que interagem diretamente e indiretamente com ela que formam uma comunidade.

Mas você pensa que Community Management é a mesma coisa que gestão de redes sociais, saiba que não é.

A gestão de redes sociais envolve a produção de distribuição de conteúdos para as redes sociais e tem como foco o alcance, o engajamento e o tráfego que eles trazem para o seu site.

Já o gerenciamento de comunidades envolve um trabalho mais estratégico. Nele, é preciso se preocupar com o que acontece antes e depois da publicação, ouvindo e participando das discussões relacionadas à marca.

Importância de Community Management

Community Management: formação de comunidades. Um gerenciamento de comunidades eficaz é fundamental por muitas razões.

A primeira é o seu potencial em transformar clientes fiéis em fãs. Quando isso acontece, a pessoa se sente motivada a divulgar a marca positivamente entre seus amigos, familiares e seguidores.

O gerenciamento de comunidades também é fundamental na hora de lidar com crises e permite respostas rápidas e realmente conectadas com as críticas do público.

Além disso, é importante para buscar novos clientes e fazer parcerias estratégicas com outras marcas e influenciadores digitais, por exemplo.

No mundo das redes sociais, o gerenciamento permite obter feedbacks diretos sobre os seus produtos e serviços. Com isso, há mais possibilidade de oferecer algo que realmente atenda as necessidades e exigências dos consumidores.

Você está pronto para começar a usar essa estratégia e fazer parte dessa nova  tendência?