Estamos vivendo uma época em que as empresas precisam mudar as suas estratégias, colocando o foco no cliente.
Essa nova estratégia vem sendo adotada por muitas empresas nos últimos anos, e por isso recebeu o nome de Era do Cliente.
A ideia é colocar o foco por inteiro, no indivíduo. No que hoje chamamos de Consumidor 3.0.
Um perfil de consumidor altamente exigente, muito informado, socialmente conectado e atento ao que os outros têm a dizer a respeito de produtos e serviços adquiridos.
Com essa nova realidade, não aderir a cultura do foco no cliente acaba sendo um grande erro para qualquer empresa.
Parece óbvio, mas muitas empresas continuam negligenciando o atendimento ao cliente e assim perdendo consumidores que poderiam se tornar fiéis. Além, é claro, de ter a sua imagem prejudicada a cada insatisfação.
Hoje em dia, não são raros os relatos de pessoas que adquiriram produtos e serviços que não tinham o melhor preço de mercado, mas que a marca escolhida cultivava o foco no cliente.
Por isso, ele deve ser entendido como uma estratégia que perpassa a cultura organizacional de modo a desenvolver ações em que o consumidor seja sempre o centro das atenções.
Como aplicar o foco no cliente à sua cultura organizacional?
Para tornar a cultura organizacional voltada para o cliente, não é suficiente apenas definir uma missão que expresse esse foco.
Ele precisa ser seguido por todos e deve ser enraizado no cotidiano dos colaboradores.
Ou seja, todo mundo que trabalha na empresa precisa ter suas atividades desenvolvidas com o foco no cliente.
E não apenas de colaboradores das áreas de marketing, vendas e atendimento. Absolutamente todos os colaboradores devem sustentar essa cultura.
Para isso, os processos internos precisam ser concebidos de modo a melhorar constantemente a experiência do cliente.
Se sua empresa ainda não faz isso, é hora de promover uma mudança de cultura.
Quer saber o que as pessoas estão falando da sua empresa para ter um ponto de partida? Então fale com a nossa equipe.