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TikTok Trends: como conteúdos virais podem impulsionar sua marca?

Written by Gabriel Viragine | Apr 4, 2025 6:18:02 PM

O TikTok é a rede social do momento. Um dos relatórios mais recentes sobre o contexto digital, o “DataReportal”, mostra que o TikTok é uma das plataformas mais populares do mundo, com pelo menos 1,59 bilhões de usuários contabilizados em sua ferramenta de anúncios em Janeiro de 2025. Nesse mesmo recorte de ferramenta e período, os três países líderes em número de usuários ativos são:

  • Estados Unidos (136 milhões); 

  • Indonésia (108 milhões);

  • Brasil (91,7 milhões).

O TikTok parece - e é! - um oceano de oportunidades para marcas que desejam crescer, gerar reconhecimento e criar percepção de valor. Mas, como aproveitar essa onda de forma estratégica? Se a sua marca não está de olho em tudo que acontece no TikTok, talvez você esteja perdendo a chance de se conectar com o seu público. 

Neste texto você vai encontrar as melhores formas de aproveitar os conteúdos virais dessa rede social para melhorar sua performance. Continue a leitura e descubra como usar as features (os recursos) do v-tracker para para trabalhar com as tendências em alta, as famosas “trends do momento” do TikTok!

 

O poder das tendências e o TikTok

As trends representam os temas, comportamentos e conteúdos mais populares do momento, refletindo as dinâmicas culturais na e da internet. Elas são um resumo das modas do momento e, por isso, mudam muito rápido, conforme surgem outras novas.

Ficar por dentro das tendências não é só uma forma de se manter relevante e fortalecer sua presença digital, mas também de criar oportunidades para geração de valor estratégico em um mercado cada vez mais orientado por dados (data driven). O monitoramento de trends permite:

  • Compreender o comportamento do público;

  • Identificar padrões de consumo;

  • Antecipar e prever demandas futuras;

  • Otimizar decisões de marketing e negócios.

O TikTok, em particular, representa um ecossistema digital que não é só entretenimento, Ele também funciona como um laboratório de insights comportamentais e culturais.

Veja um exemplo simples e prático: Um desafio no TikTok está popularizando um ingrediente específico (ex: “tapioca”). O nome “tapioca” está aparecendo nas famosas listas de tendências da rede. Isso significa algo sobre o consumo desse ingrediente, anuncia uma demanda e descreve um comportamento. Com isso, uma cafeteria pode lançar comidas temáticas e divulgar nas mesmas redes sociais para aproveitar a trend. Resultado: maior alcance, posicionamento da marca à frente das conversas sobre o assunto, atenção para seus produtos, aumento da percepção, geração de valor.

Como a análise de dados impulsiona o sucesso nas Tendências do TikTok

Se a marca já conhece bem a interação dos usuários com os seus conteúdos, vale uma análise de como o público está interagindo com uma trend que faça sentido para a sua comunicação para aproveitar o que está em alta e ter resultados melhores. 

Uma coisa é fato: quando a marca aproveita os conteúdos virais e participa da conversa, ela performa melhor. Se ela sabe interpretar e analisar as interações dos usuários (visualizações, curtidas, compartilhamentos e comentários), é possível avaliar o alcance e o potencial de aderência das TikTok trends, integrando essas informações em estratégias para amplificar a conexão emocional com o público e impulsionar resultados concretos.

A expansão exponencial do TikTok reforça a necessidade de que as marcas não apenas acompanhem, mas se antecipem às tendências, utilizando inteligência de dados para transformar oportunidades em vantagens competitivas. Ignorar essas tendências pode significar perder um canal de engajamento e posicionamento no mercado digital. 

Como descobrir quais são as TikTok trends de 2025? A resposta está no v-tracker!

 

O Trends do v-tracker: monitoramento em tempo real

O Trends, do v-tracker, permite que você acompanhe, em um só lugar, as principais tendências de:

  • X/Twitter (Trending Topics);

  • Google (Google Trends);

  • Tik Tok (Tik Tok Trends).

Para saber mais sobre como gerar insights a partir dos Trends, clique aqui.

Como acessar o Trends do v-tracker?

  1. No menu lateral da ferramenta, clique em Inteligência > Trends;
  2. Visualize o ranking das tendências mais quentes;
  3. Filtre por país (Brasil, EUA, Portugal, Argentina ou México) conforme sua necessidade;
  4. Cruze as informações entre plataformas e gere insights mais qualificados.

Essa funcionalidade te ajuda a acompanhar os assuntos em alta, facilitando a interpretação cruzada das informações e garantindo os insights mais qualificados para a sua estratégia.

Quer saber mais sobre o monitoramento das TikTok trends no v-tracker? Confira agora o tópico abaixo ou entre em contato com a nossa equipe.

 

 

O v-tracker e as TikTok trends nos relatórios de Social Listening

O v-tracker coleta as hashtags mais virais do TikTok, referente ao dia anterior. Elas podem ser visualizadas a partir de filtros de geolocalização por países, sendo eles EUA, Brasil ou Espanha.

Os dados são atualizados uma vez ao dia, garantindo o acesso às tendências mais recentes.

Quer aprofundar seu conhecimento sobre como monitorar as principais tendências do TikTok no v-tracker? Clique aqui!

Como aproveitar as TikTok trends na sua estratégia de comunicação?

  1. Acesse o Trends v-tracker;

  2. Confira as tendências, de acordo com o filtro selecionado;

  3. Analise se alguma top hashtag faz sentido para a sua estratégia de comunicação e posicionamento de marca;

  4. Trabalhe com sua equipe para entender qual a melhor abordagem para aproveitar a trend e melhorar seus resultados.

 

Conclusão

O v-tracker é uma ferramenta de Social Listening dinâmica, e acompanhar as trends das redes sociais por meio dela pode ser o diferencial para estratégias mais eficazes. Com o v-tracker, você tem acesso a um monitoramento detalhado e atualizado, garantindo que sua marca esteja sempre um passo à frente.

Quer testar a nova funcionalidade? Entre em contato agora e descubra como o v-tracker pode transformar sua estratégia digital!

 

 

FAQs - Perguntas Frequentes

1. O que são TikTok trends?

TikTok trends são tendências de conteúdo e comportamento mais populares na plataforma, identificadas por meio de hashtags.

2. Como o v-tracker monitora as tendências do TikTok?

O v-tracker coleta as 200 hashtags mais virais do dia anterior (D-1).

3. Posso filtrar as trends por país?

Sim! Você pode escolher monitorar tendências do Brasil, EUA, Espanha, Portugal, Argentina ou México, dependendo da plataforma sob análise. No caso do TikTok, apenas para os três primeiros países.

4. Como posso acessar o Trends do v-tracker?

Basta entrar no menu lateral do v-tracker e acessar Inteligência > Trends para visualizar as tendências mais quentes.

 

Acompanhe o futuro das trends com o v-tracker!