Pular para o conteúdo

Sustentabilidade nas empresas: 5 práticas essenciais

A sustentabilidade nas empresas é um assunto muito importante e que está sendo cada vez mais discutido pelos empreendedores.

Mas como qualquer outra iniciativa estratégica no mundo dos negócios, trabalhar a sustentabilidade no seu negócio exige um certo investimento, além das suas boas intenções.

Um dos pilares mais famosos dela, está ligado aos aspectos ambientais, no entanto ele também deve ser aplicado à gestão financeira de uma organização.

Para fazer isso, é preciso usar de forma inteligente os recursos, e trabalhar a cultura da empresa para evitar despesas desnecessárias e conseguir criar reserva para emergências.

O ideal é que se alcance uma realidade de equilíbrio e conforto, capaz de garantir a possibilidade de suportar projetos de longo prazo.

Assim, a empresa pode cumprir sua missão social e a imagem será fortalecida como uma instituição que pensa de forma sustentável e age a respeito do assunto.

A seguir, veja algumas práticas para começar a implantar a sustentabilidade na sua empresa.

1. Atue de acordo com o ramo

Primeiro, é preciso identificar as práticas que têm relação com o seu segmento de mercado. Afinal, cada ramo tem suas próprias exigências e cuidados.

A legislação ambiental pode definir diretrizes específicas de acordo com cada área, como o descarte correto ou uso de licenças.

Ou seja, além de refletir sobre quais impactos ambientais o seu negócio pode causar, esteja atento às legalidades da sua área.

2. Tenha processos transparentes

Uma empresa sustentável que está atenta com o impacto social causado por conta de suas atividades, precisa ser transparente com o público e com todos os stakeholders.

Assim, as pessoas irão confiar muito mais no seu negócio e como resultado, você terá clientes fidelizados e compreensivos.

3. Treine as lideranças

Independente da ideologia que você adotar, lembre-se que ela precisa ser comprada pela liderança.

Seus gestores precisam compreender a efetividade e valor das ações sustentáveis, assim como a importância do retorno trazido para a instituição.

4. Aposte na documentação eletrônica

A impressão desnecessária é um dos piores problemas contra o uso consciente de recursos naturais nas empresas. Então, uma boa tática para reduzir o gasto de papel, é usar um sistema de documentação eletrônica.

Além de garantir a economia de espaço para arquivamento, você poderá contar com segurança, melhores buscas e, sim, legalidade jurídica.

5. Utilize fontes de energia renováveis

Cheque a possibilidade de utilizar fontes de energia renováveis. Essa iniciativa já é realidade em muitas empresas no mundo inteiro.

A implementação dessas alternativas está cada vez mais acessível para companhias de diversos tamanhos. Reflita sobre o seu negócio para descobrir quais são as medidas que poderão transformar seus processos e estabelecer um verdadeiro diferencial.

Agora, basta começar a aplicar essas práticas aí no seu negócio.