Pular para o conteúdo

Racismo: Vini Jr.

Jogador Vini Jr sofre racismo em campo

No último domingo (21/05) o jogador brasileiro Vinícius Jr. foi vítima de insultos racistas durante a derrota do Real Madrid para o Valencia por 1 a 0. Parte da torcida começou a chamar o atacante de “macaco”. O Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Volker Turk, condenou o racismo em campo na Espanha contra o jogador Vinícius Jr

A diretora-geral da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, Audrey Azoulay, também se manifestou sobre o caso do atacante Vinícius Júnior. Em uma declaração nas redes sociais, ela lembrou que o jogador brasileiro “foi alvo de calúnias racistas mais uma vez”.

Vinícius Jr. é um jogador de futebol brasileiro que atua como atacante ponta-esquerda no renomado clube espanhol Real Madrid e na Seleção Brasileira. Ele se destacou no esporte muito jovem, integrando o time do Flamengo. Em 2017 foi listado pelo jornal inglês The Telegraph como um dos melhores jogadores Sub-21 do mundo (aqueles com até 21 anos de idade). Em 2018 foi comprado pelo Real Madrid pela extraordinária quantia de 45 milhões de euros


Nuvem de emoções sobre o caso de racismo gerada no v-tracker.

O que é racismo?

Racismo é o preconceito e a exclusão social de pessoas com base na cor de sua pele.

 O racismo pode se manifestar de diversas formas, como por exemplo:

  • Ofensas verbais e físicas;
  • Discriminação no trabalho;
  • Discriminação no acesso à educação;
  • Discriminação no acesso à saúde;
  • Discriminação no acesso à moradia;
  • Discriminação no acesso à justiça. 

O racismo pode ser direto ou indireto. O racismo direto é aquele que é praticado de forma explícita, como por exemplo quando alguém é ofendido verbalmente ou fisicamente por causa da cor da sua pele.

 Já o racismo indireto é aquele que é praticado de forma sutil, como por exemplo quando uma pessoa negra é preterida em um processo seletivo de emprego mesmo tendo as mesmas qualificações que uma pessoa branca.

Veja a análise de dados completa sobre o assunto:

O estudo de Social Listening (monitoramento de redes sociais) foi feito entre os dias 21/05 ao 24/05 – durante a semana do acontecimento. Após o assunto repercutir nos últimos dias, analisamos os comentários e notícias em volta deste assunto. O termo (nome) “Vini Jr.” ganhou destaque, porém, vale estudar o que foi falado em volta deste termo. Mais de 221M de contas foram alcançadas.

No grafo gerado pelo v-tracker podemos analisar os principais assuntos envolvendo o nome do jogador.

Em rosa – Você pode verificar pelo grafo que quem falou de Denúncia também falou sobre Jogador (Vini), Real Madrid, Estádio e Rayo Vallecano.

Em laranja – O termo jogador e Denúncia aparecem muito próximos e se ligam com todos os outros termos de alguma forma.

Em marrom – O Senador Magno (que teve uma fala racista sobre o assunto essa semana) se liga a Espanha e Racismo (em verde)

Em azul: Podemos visualizar o termo: Racismo. Que de uma maneira mais forte se espalha e se interliga com os outros termos do grafo.


Dessa forma você pode analisar como cada assunto se conecta um com o outro e gerar insights a partir dessa análise.

Grafos, clique e saiba mais!

O gênero do público que mais têm comentado sobre Vini Jr é diverso, porém, podemos observar que 55% do público masculino falou sobre o tema, enquanto, 38,8% do público feminino comentou sobre o assunto, veja o gráfico: 


Apesar disso, a @choquei ganhou destaque no Twitter e se mantém em primeiro lugar ao falar do assunto. O seu post foi o mais compartilhado pelo internautas:


Nesta quarta-feira (24/05) o jogo entre Real Madrid e Rayo Vallecano trouxe a pauta do último domingo (quando aconteceu o ato de racismo contra Vini Jr) de volta para os trends topics do Twitter, foram mais de 21 mil posts publicados.

Além disso, imagens relacionadas ao jogador foram compartilhadas diversas vezes. Veja os números abaixo:


As pessoas mais influentes que comentaram sobre o assunto foram (Veja os publicadores mais influentes – considerando o dado de possíveis impressões/alcance = seguidores/likes na página, com o alcance total de cada publicador):

  • Luciano Huck com um alcance de 18.986.808  milhões pela rede social Facebook;
  • O Hugo Gloss com o alcance de 20.654.597 milhões pelo Instagram;
  • Rede Globo no Twitter com 13.708.439 milhões.

Porém, analisamos que mais de 481 notícias relacionadas ao caso foram publicadas por veículos de comunicação. 


Não devemos nos calar diante desta situação, o v-tracker e todos seus colaboradores repudiam tal ato e apoiam Vini Jr. 

Se você trabalha com insights e quer ficar por dentro dos principais acontecimentos, use

v-tracker, faça uma análise completa e fique por dentro de tudo em tempo real.