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Como monitorar as redes sociais?

O social listening é um método poderoso para elevar a satisfação dos seus clientes. Aprenda como monitorar as redes sociais pode transformar sua estratégia.

Ele é usado nas redes sociais e outras plataformas online e parte da ideia de que o público é uma fonte valiosa de insights, e de que a melhor maneira de fidelizá-lo é ouvindo o que ele tem a dizer.

Vamos dar um exemplo: imagine que você é gerente de um restaurante e acaba ouvindo a conversa entre dois clientes. Enquanto um elogia, o outro compara os pratos aos do seu concorrente e diz que o tempero de lá é mais saboroso.

Este mesmo cliente, no entanto, conta que é fã das suas pizzas e acha o seu delivery excelente. Analisando outros pedidos, você vê a oportunidade de ampliar este serviço – enquanto reúne sugestões para atualizar o cardápio de massas.

Ficou claro para você o que é Social Listening? Se ainda não ficou, não se preocupe. Vamos explicar mais detalhadamente a seguir.

O que é Social Listening?

O termo vem do inglês e sua tradução livre significa “escuta social”. Ou seja, a prática monitora o que as pessoas falam sobre uma marca em diversos espaços online, desde redes sociais até blogs, portais de notícias e canais de atendimento ao cliente.

Além de reunir feedbacks e comentários sobre a empresa, o listening acompanha conversas sobre o seu nicho de atuação e temas relacionados ao seu negócio.

Isso inclui as novidades da concorrência, tendências do setor e mudanças no comportamento do público, que podem impactar seus resultados.

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Como o Social Listening pode contribuir com o Monitoramento de Redes Sociais?

O social listening pode dar ao monitoramento de redes sociais uma finalidade estratégica.

Neste caso, a equipe “escuta” os usuários em um amplo leque de canais e avalia o sentimento em relação à marca e à concorrência.

A ideia é entender o que chama a atenção do público e de que forma, a fim de detectar oportunidades e pontos a melhorar.

Com isso é possível identificar as menções sobre a marca com tendências e acontecimentos recentes.

A partir daí, os dados podem ser usados no planejamento de ações e estratégias direcionadas, que aprimorem o atendimento e a experiência global do cliente.

Resumindo, com o social listening, é possível realizar diversas ações de rastreamento e utilizar as informações coletadas para “responder” consumidores na prática.

Além de apoiar os times de marketing e vendas, os achados do listening podem aprimorar a atuação de outras equipes, como atendimento e design de produtos. A colaboração entre todas é o segredo para gerenciar sua marca online com a máxima efetividade.

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