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O que são gatilhos mentais e como aplicá-los

O que são gatilhos mentais e como aplicá-los

Todos os dias precisamos fazer escolhas: onde vamos, o que vamos vestir, comer, fazer, etc. Isso também inclui comprar, e adquirir serviços, é claro!

 

Então você deve estar se perguntando: o que incentiva uma pessoa decidir comprar algo? Qual é o fator crucial para sua decisão de compra?

 

Bem, os fatores podem ser vários: impulso, necessidade, influência de outras pessoas, desejos de consumo e até mesmo, gatilhos mentais bem desenvolvidos.

O que são Gatilhos Mentais

Os gatilhos mentais são técnicas que tem a finalidade de criar uma comunicação muito mais convincente. É claro, que para isso, é preciso entender bem qual é a persona que será atingida. 

 

Os gatilhos mentais são acessórios que podem ser utilizados através da comunicação como impulsionadores de vendas.

 

Mas eles não são utilizados unicamente para trazer mais vendas. Um gatilho auxilia a conduzir o seu consumidor à ação que você pretende naquele momento.

 

Por exemplo: se você deseja que ele se cadastre em sua newsletter, é necessário conduzi-lo a tomar essa ação.

 

Mas quais são eles? É o que vamos falar a seguir.

Escassez

Esse gatilho busca trazer a sensação de que, se você não aproveitar e adquirir um produto agora, você não terá mais essa oportunidade.

 

Esse gatilho está conectado com o gatilho da urgência, muito usado em promoções.

Autoridade

É usado por muitas marcas para divulgar um produto.

Esse princípio sugere que as pessoas costumam respeitar mais aqueles que entendem muito de algum assunto. 

Coerência 

Defende que quando as pessoas se comprometem com algo publicamente, elas vão se sentir pressionadas a se comportar de modo coerente com o que assumiram ou entregar o resultado que anunciaram.

 

Aprovação Social

Somos facilmente influenciadas por outras pessoas. Esse gatilho é sobre isso: mostrar pessoas que confiam na marca ou no produto. São os cases de sucesso. 

Reciprocidade

Esse gatilho acontece ao gerar valor para uma pessoa, ela sente de forma natural a vontade de retribuir o favor. 

 

Aprenda a humanizar sua marca


A reciprocidade é um gatilho psicológico poderoso, então se você quer que seu consumidor faça algo por você, faça algo por ele que gere valor. 

Afeição ou Afinidade

Ao analisarmos, por exemplo, nossos amigos, iremos perceber que nos assemelhamos a eles nos gostos musicais, de filmes, posicionamentos perante a sociedade, etc.

 

Isso é porque costumamos nos conectar com mais facilidade e profundidade à aqueles que se parecem conosco e tenham ideais parecidos.

 

No mercado, esse gatilho é usado para vender produtos com os quais as pessoas se identificam com os posicionamentos da marca. 

 

Agora que você já sabe quais são alguns dos principais gatilhos mentais, comece a observar os anúncios por aí, com certeza vai conseguir reconhecer vários deles.