O QUE É SOCIAL ANALYTICS?
De forma bem simplificada, podemos definir Social Analytics como o acompanhamento de métricas e a análise de todos os dados que podemos coletar a partir das Mídias Sociais. E acredite, as mídias sociais são fontes poderosíssimas de dados, uma fonte infinita!
O Social Analytics é essencial para o trabalho do Social Media, pois a partir destas análises este profissional pode elaborar suas estratégias na hora de montar um planejamento para as redes sociais, criar conteúdos e se comunicar de forma assertiva com o seu público.
POR QUE FAZER SOCIAL ANALYTICS?
O trabalho de Social Analytics é crucial na hora de entender seu público ( conhecer suas necessidades e sentimentos, prever comportamentos, identificar formadores de opinião e até mesmo prever crises), tomar decisões de negócios baseadas em dados (para ser data driven, você precisa fazer social analytics) e também na hora de avaliar se o seu trabalho em marketing digital está dando certo ou não e se o seu conteúdo está impactando de forma positiva ou negativa (ou impactando no geral) o seu consumidor.
COMO FAZER SOCIAL ANALYTICS?
Com uma boa ferramenta de Monitoramento e Social Listening (que tenha uma inteligência artificial de qualidade para facilitar o trabalho de coleta e agrupamento do seu analista) você terá em mãos relatórios e dashboards com dados de métricas importantes na hora de analisar seu consumidor e a sua performance. Mas quais são essas métricas?
AWARENESS
A tradução da palavra em inglês “awareness” para o português é “consciência”. No mundo do Marketing, ele é a métrica que mede a percepção do consumidor sobre sua marca, ou seja, o quanto ele é “consciente” que sua marca está no mercado. Esta métrica nos ajuda a saber quais são as marcas preferidas do seu consumidor e quais ele mais percebe no mercado.
ALCANCE
No mundo Social Media, quando nos referimos a métrica “Alcance” estamos falando sobre o número de usuários que visualizaram o seu conteúdo. Se uma mesma publicação é mostrada para você dez vezes, você não será contabilizado dez vezes no alcance desta publicação, mas apenas uma vez.
IMPRESSÕES
Ao contrário do alcance, a métrica “Impressões” irá contar quantas vezes o seu conteúdo foi visto, não importa que tenha sido por um mesmo usuário. Se você viu um mesmo conteúdo 10 vezes, o número de impressões dele será 10.
INTERAÇÕES / ENGAJAMENTO
O engajamento (que também é chamado de “interações” por alguns profissionais da área) é uma das métricas de redes sociais mais importantes, pois ele define o nível de interação do público com a sua publicação, somando o número de curtidas, comentários e compartilhamentos. Quantas vezes um usuário interagiu (não importa como) com o seu conteúdo? Isto é o engajamento.
TAXA DE REJEIÇÃO
Como diz o nome desta métrica, a taxa de rejeição mostra o quanto o seu público está rejeitando o seu conteúdo. Ela é a porcentagem de acessos ao seu site ou blog que não tiveram interações com a página e foram fechadas logo após abertas. Com relação às mídias sociais, ela aponta quantos foram os bloqueios no feed, descurtidas de páginas e denúncias de SPAM.
MENÇÕES
A métrica “Menções” trata sobre quantas vezes alguém mencionou sua página ou perfil, ou até mesmo hashtags com palavras-chave relacionadas a sua marca, seu negócio ou nicho de mercado
OCORRÊNCIAS
Ocorrências é o termo usado em Social Analytics para definir o número total de menções unido ao número de interações com a sua página. Elas podem ser positivas, negativas ou neutras (e isso pode ser classificado manualmente ou por sistemas de inteligência artificial em ferramentas de social listening).
O QUE É SOCIAL BRAND ANALYSIS?
É basicamente a mesma coisa que Social Analytics, mas voltado especificamente para uma marca ou negócio, ou seja, é a análise dos dados das mídias sociais de canais proprietários da marca ou do perfil (se estivermos lidando com influenciadores e personalidades da mídia) e traz métricas como alcance, fãs e engajamento, além de comparar com os canais sociais dos concorrentes.