Pular para o conteúdo

Meu Nordeste Todo

Este projeto pioneiro visa entender a  cultural nordestina diretamente pelas palavras daqueles que a vivenciam diariamente.

Qual a importância de falar sobre o Nordeste? E qual é a importância de escutar diretamente os nordestinos para compreender como percebem a representação de sua cultura no âmbito nacional?

Pensando em responder todas estas perguntas, fomos em busca de criar uma pesquisa quantitativa somente com respondentes dos 9 estados no nordeste. Dessa forma, conseguimos identificar, sentimentos, gostos, emoções e vontades, de cada um que respondeu à pesquisa. Usando o v-ask (uma ferramenta de pesquisa qualitativa e quantitativa) conseguimos responder todas estas perguntas em menos de 48h. 

👉 Conheça o v-ask

No total 269 pessoas responderam às perguntas de diferentes estados, de todas as idades, classes sociais e costumes. 

Metodologia ✔

Estudo feito do dia 02/10 a 03/10 com 269 respondentes.

Realizamos pesquisa com pessoas que moram nos 9 estados do Nordeste para entender o que elas acham da representação nordestina e como elas se veem na mídia, o que mais ou menos as deixam orgulhosas.

Perfil Demográfico ✔

A maior parte dos participantes da pesquisa possui entre 25 a 44 anos: representam a geração Y. Os millennials, como também são chamadas as pessoas da geração Y, representam a maior força de trabalho do Brasil (50%), de acordo com o IBGE.

Eles nasceram entre 1982 e 1996. E devem compor 70% da força de trabalho até 2030.

Download da Pesquisa: Meu Nordeste Todo no site do v-tracker

Quais perguntas foram feitas?

Pergunta 1

"Você acha que a cultura nordestina é preservada e valorizada?"

Ao responderem esta pergunta a maioria disse que 59% disse que “SIM” e 41% disse que “NÃO” apesar da maioria concordar que a cultura é valorizada não podemos deixar de perceber que a diferença entre às duas opções é muito curta e isso se deve a como os outros estados enxergam os nordestinos.

Dados

Pergunta 9 

“O que falam de mais negativo sobre a região?”


Veja na Nuvem de Palavra X Nuvem de Emoções




filtro - Palavras (4)filtro - Emocoes

De forma geral, os respondentes da pesquisa acreditam que o Nordeste é valorizado, porém, existem algumas nuances dessa valorização. O “não” é potencializado pela falta de representatividade na mídia nacional e preconceito, sendo esse último especialmente vindo de outras regiões. Já o “sim,” é alavancado pela mídia regional, eventos locais, apoio entre habitantes e orgulho de ser nordestino(a).


"Assim como todas as culturas devem ser valorizadas, a cultura nordestina não fica de fora. O Nordeste tem o maior acervo cultural do Brasil, desde comidas, artes, músicas, danças, arquitetura, sotaque..."
mulher, 24 anos

Mulher, 24 anos — Valença, BA (classe A)

👉 Conheça o v-ask
E antes de fecharmos o assunto qual figura pública mais representa os nordestinos?
  1.  Juliette
  2. Elba Ramalho
  3.  Rei do Baião (Luiz Gonzaga)
  4. Lázaro Ramos

    Qual você escolheria? Deixe seu palpite nos comentários e faça download do estudo para descobrir quem ficou em primeiro e em segundo lugar!

Download da Pesquisa: Meu Nordeste Todo no site do v-tracker

Toda pesquisa foi realizada com o v-ask, uma ferramenta que o v-tracker oferece para realização de pesquisas qualitativas e quantitativas, além disso, você pode obter suas respostas em menos de 48h e analisá-las por dentro da plataforma. É simples e rápido, pois traz relatórios completos com critério Brasil, gênero, geolocalização e muito mais. 

Espero que tenha gostado da pesquisa! 💚

#MeuNordesteTodo #CulturaNordestina #PesquisaInovadora