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Como conectar inteligência de dados a sua estratégia de comunicação
Para impulsionar os resultados de uma estratégia de comunicação, a inteligência de dados pode ser uma aliada.
Na rotina de quem cuida da comunicação de uma empresa, existem diversas ações que trazem informações importantes. Quando alguém acessa as redes sociais da empresa, por exemplo, vários dados importantes podem ficar pelo caminho.
Afinal, hoje em dia é possível saber quais são os melhores horários para publicar um conteúdo de acordo com o comportamento da audiência, além é claro, de saber o que as pessoas acham daquele conteúdo após publicado.
Ou seja, todas as informações podem ser utilizadas na estratégia de comunicação de qualquer modelo de negócio, fortalecendo o relacionamento com stakeholders.
Utilizar essas informações para orientar as decisões e ações da área de comunicação nada mais é do que Inteligência de Dados.
Mas afinal, como aplicar isso na prática? É o que vamos falar a seguir. Continue a leitura para conferir.
Como aplicar a Inteligência de Dados na Comunicação
Para começar a sua estratégia de comunicação, você precisa conhecer primeiro os cinco pilares do Data Driven. São eles:
- Pessoas
- Processos
- Assets
- Dados
- Tecnologia
Primeiro, são as pessoas. A escolha da equipe é fundamental, isso vale tanto para a escolha dos profissionais, quanto para o treinamento dessas pessoas. Eles irão analisar e cruzar dados para transformar esta matéria bruta em insights.
Depois, vem os processos. Eles são importantes para saber quais informações usar, como e onde buscá-las e como combiná-las. Com essas informações, já é possível montar um fluxo ou um organograma que organize essas iniciativas.
Em terceiro lugar, a gestão de ativos digitais (assets). Esse ponto diz respeito à governança sobre os canais de captura de dados. É o que diz respeito a sistematização da coleta, análise e compartilhamento, aqui entra toda a definição de como o trabalho será realizado, se será necessário contratar fornecedores ou aumentar a equipe, por exemplo.
Em seguida, é a vez dos dados. Eles são essenciais para a cultura data-driven. Sem eles, ela não existe.
Por último, vem a tecnologia. Ela é a responsável por dar velocidade ao trabalho, já que o volume e informação disponível é cada vez maior.
Esses pilares serão os guias para a sua estratégia, porque cada ponto vai influenciar no resultado da integração entre dados e comunicação.
Assim, é fazer com que as informações sejam todas identificadas, coletadas e analisadas no lugar certo e no momento correto. E depois, utilizadas para ações que possam melhorar os resultados de uma empresa.
Se você quiser começar a coletar dados sobre a sua empresa, fale com a gente.