Descubra como criar relatórios de redes sociais eficazes para impulsionar o seu negócio! Se você...
Monitoramento de Grandes Eventos: Guia Prático de Social Listening
Monitorar grandes eventos nas redes sociais é fundamental para entender as conversas em tempo real, identificar tendências emergentes e orientar decisões estratégicas baseadas em dados. Mas como extrair insights relevantes de um mar de informações?
Neste guia prático, você aprenderá a configurar um monitoramento eficiente, organizar informações de forma estruturada e gerar relatórios personalizados, capazes de transformar dados dispersos em inteligência estratégica para marcas e eventos.
O que você vai aprender neste artigo:
-
Como começar um monitoramento de grandes eventos;
-
Como configurar a coleta de termos e palavras-chave;
-
Como organizar dados de monitoramento em categorias;
-
Boas práticas na criação de relatórios estratégicos;
-
Uso de dashboards em tempo real para insights rápidos;
-
Como gerar insights fora da curva com Social Listening;
-
Dicas extras para otimizar sua estratégia digital em eventos.
Aqui você vai descobrir como transformar dados em conhecimento e gerar inteligência aplicada aos seus resultados.
Primeiro passo: definição clara do objetivo do monitoramento
No início de qualquer estratégia de Social Listening para eventos, é comum que o objetivo fique em segundo plano. Mas, como dizem por aí, "quem não sabe o que procura, não reconhece o que encontra".
É fundamental analisar a solicitação do cliente e transformar em perguntas e hipóteses de análise. Mesmo que as hipóteses iniciais sejam confirmadas ou não pelos dados, é preciso ter um norte.
Por isso, pode ser interessante trabalhar com tabelas de objetivos como a que segue:
Objetivo | Descrição |
Identificar tendências
|
O que está sendo discutido sobre o evento? |
Análise de sentimento | Qual é o sentimento geral em relação ao evento? |
Identificar principais assuntos | Quais assuntos são mais comentados? Exemplo: Marcas, estrutura, artistas, influenciadores. |
Na prática, tomemos como exemplo os Jogos Olímpicos (ou mesmo a Copa do Mundo, que se aproxima). Perguntas importantes:
-
O que estão falando sobre os Jogos Olímpicos nas redes sociais?
-
Quais tendências e comportamentos estão se refletindo da Sociedade nos Jogos Olímpicos?
-
Quais as marcas, atletas e modalidades mais mencionados?
-
Quais os atletas e modalidades mais citados entre os usuários das redes sociais?
Configurar o monitoramento a partir do objetivo da sua pesquisa é o primeiro passo para chegar aos insights estratégicos.
Segundo passo: como configurar os termos de coleta
Para monitorar grandes eventos nas redes sociais, é necessário configurar uma busca ampla utilizando termos gerais, como "Big Brother Brasil" ou "Rock In Rio", por exemplo.
Esses termos ajudam a capturar uma diversidade de narrativas, públicos e contextos correlacionados que termos mais específicos não contemplariam.
Termo | Descrição |
"Big Brother Brasil"
|
Termo principal para a coleta de dados |
BBB25 OR #BBB25 | Termo secundário para coleta de dados |
Na prática: Nem tudo que é coletado será útil. Nem tudo o que falam sobre a temática faz sentido para o seu monitoramento. Por isso, organize o tempo da sua equipe para realizar revisões constantes, refinar a busca e otimizar os filtros, negativando palavras e expressões que fogem ao contexto e que não servem aos seus objetivos.
Exemplo: Em Olimpíadas, negativar “Olimpíadas de Matemática”, ou em Rock In Rio, negativar "venda de ingressos”.
Assim você garante que o monitoramento foque no que realmente importa para sua estratégia
Terceiro passo: organização dos dados para o monitoramento
Depois da coleta, chega a hora de organizar e categorizar dados. Precisamos organizá-los e categorizá-los para otimizar a pesquisa, os relatórios, insights rápidos e facilitar a construção de visualizações dos dados como os Dashboards.
No exemplo do Big Brother Brasil, é possível criar categorias como:
-
Patrocinadores;
-
Apresentadores;
-
Dinâmicas;
-
Participantes;
-
Temas Sensíveis (diversidade, sustentabilidade, etc.).
Dentro de cada categoria, é importante detalhar os nomes dos envolvidos no reality, das marcas patrocinadoras, dos apresentadores, das dinâmicas.
Além disso, temas como diversidade, sustentabilidade, entre outros que permeiam a sociedade, nos dão um entendimento macro sobre os acontecimentos em tempo real, permitindo compreender como o evento se conecta com questões sociais mais amplas.
Categorias: Patrocinadores, Apresentadores, Dinâmicas, Temas sensíveis
Subcategorias: nome das marcas patrocinadoras, nome dos apresentadores do programa, provas e dinâmicas de votação.
Tags: união dos pontos acima, ajudando no filtro e cruzamento de informações.
Categoria | Subcategoria | Tag |
Patrocinadores
|
Marca (Rexona)
|
Pat - Rexona |
Este trabalho, que deve ser feito com antecedência, possibilitando testes e melhorias, vem antes dos insights, dos reports e conteúdos produzidos. São de extrema importância, principalmente em eventos grandes, em que o assunto muda quase de um segundo para o outro.
Quanto mais estruturados os dados, mais rápido será identificar tendências, crises de imagem ou oportunidades de engajamento.
Dica Bônus: configure regras automáticas para classificar ocorrências, acelerar o processo de análise e garantir consistência nos relatórios.
Quarto passo: relatórios de monitoramento
Quanto mais deixarmos os dados "mastigados" e de fácil visualização, mais ágil se consegue realizar uma análise precisa.
Relatórios bem estruturados permitem análises mais rápidas e acionáveis. Aqui no v-tracker, temos diversas opções de relatórios prontos e também é possível customizar visualizações que façam mais sentido dentro do objetivo proposto.
Aqui vão algumas dicas que funcionam, na maioria dos casos, para configurar o seu Relatório de Social Listening para eventos:
- Overview: coloque no início Big Numbers como volume de ocorrências, sentimento preponderante em porcentagem, alcance potencial e canal que mais gerou menções.
- Nuvem de termos: as nuvens podem contemplar palavras principais, hashtags, perfis ou todos os itens misturados. Faça escolhas de acordo com o que faz mais sentido para a pesquisa.
- Sentimento: É interessante cruzar esse dado com outros como volume por dia, sentimento por rede social, sentimento por tags, entre outros.
- Principais publicadores: Quais foram os influenciadores que fizeram o assunto a se expandir nas redes sociais e que acabaram determinando opiniões diversificadas entre os temas analisados?
- Principais ocorrências: Construir uma lista dentro dos relatórios, que mostre quais conversas estão em alta em cada uma das redes sociais, pode ajudar a mitigar crises de imagem com rapidez, além de gerar oportunidades para interagir com os principais publicadores ou mesmo pegar ganchos nos assuntos em alta para gerar conteúdo que engaje com o público.
- Tags: Aqui as possibilidades são muitas, mas deixar configurado no relatório um Top 10 tags com cruzamento entre sentimento e volume, pode ajudar e muito na agilidade dos insights.
Quinto passo: Dashboards para insights
Os Dashboards de Social Listening, que tem como padrão o período de dados dos últimos 7 dias, são atualizados em tempo real. Eles devem priorizar gráficos e indicadores visuais que nos deem maior agilidade nos insights:
-
Principais ocorrências e hashtags do evento;
-
Últimas ocorrências;
-
Influenciadores em destaque;
-
Nuvens de termos.
Para análises mais profundas, utilize relatórios detalhados.
Como identificar insights fora da curva?
"Insights" é um termo utilizado inúmeras vezes no universo do Social Listening e Social Media. Nada mais significa do que o cruzamento de dados que gera inteligência. "Insights" são descobertas que conectam dados dispersos e revelam padrões inesperados. E existem muitas formas de chegar a um insight. Algumas básicas são:
-
Compreender os assuntos que estão gerando maior interesse e aumentando as conversas espontâneas, e buscar uma conexão com o público que tem relação com seu produto ou marca.
Exemplo: A passagem de Bruno Mars pelo Brasil gerou oportunidades espontâneas para marcas que souberam "surfar na onda” e se promover, gerando conversa no entorno da comunidade de fãs do cantor.
-
Volume, análise de sentimento, principais influenciadores, cruzamento entre dois assuntos. Como no exemplo de Rock In Rio, em que, ao cruzar o sentimento sobre as marcas, e o que se falava sobre as ativações, foi possível entender que uma parcela do público, além dos shows, também considera essas experiências proporcionadas pelas marcas no momento da decisão de compra do festival.
-
O contexto é importante. Ter os dados anteriores ou externos ao Social Listening mapeados, como os valores da marca ou a estratégia de campanha, farão com que seja possível ir além, cruzando a estratégia de campanha com os acontecimentos e desdobramentos do evento.
A partir do que se descobre, é possível orientar a tomada de ação estratégica para gerar engajamento, conexão ou mesmo mitigar uma crise.
Dicas Bônus
"VAMOS FAZER VIRALIZAR” - Nem tudo que viraliza faz sentido para sua marca: a falta desse cuidado pode acabar gerando uma repercussão negativa ao invés de proporcionar uma aproximação do público que se pretende atingir.
"TIMING É TUDO" - De maneira geral, essa frase título descreve o quanto todos os passos anteriores são essenciais! Se o painel está coletando exatamente o que precisa de informações, se as categorizações estão trabalhando à favor da equipe, os relatórios e dashboards trazem uma visão ágil, é muito mais fácil chegar ao Insight e à conclusões que vão auxiliar nos seus resultados.
"DE OLHO NO LANCE” - Por fim, quanto mais você conhecer o seu produto ou marca, e mais antenado estiver nas oportunidades que acontecem em real time, melhor será seu aproveitamento de conexão entre insights rápidos e sua estratégia macro.
Conclusão
Monitorar grandes eventos com Social Listening é uma das formas mais eficazes de compreender comportamentos coletivos, testar a força das marcas, antecipar tendências de consumo e proteger reputações.
Mais do que acompanhar conversas, o diferencial está em transformar dados em inteligência aplicada, capaz de orientar decisões e gerar valor estratégico para empresas, agências e instituições.
O v-tracker se posiciona como parceiro nesse processo, oferecendo tecnologia de ponta, expertise e agilidade para transformar insights em vantagem competitiva que esteja sempre à frente na construção de estratégias sólidas e conectadas com a realidade do mercado.
Entre em contato agora e descubra como o v-tracker pode otimizar sua estratégia digital para grandes eventos!