Pular para o conteúdo

Prevenção de Acidentes do Trabalho ​

Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho

 

O Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho é uma data comemorativa que ocorre em 27 de julho no Brasil. O objetivo dessa data é conscientizar os trabalhadores, empregadores e a sociedade sobre a importância de prevenir os acidentes e as doenças relacionadas ao trabalho.

 

 

Os acidentes de trabalho são aqueles que ocorrem durante o exercício da atividade profissional, causando lesão corporal ou perturbação funcional que pode resultar em morte, perda ou redução da capacidade de trabalho.

 

As doenças do trabalho são aquelas adquiridas ou desencadeadas em função de condições especiais em que o trabalho é realizado, como exposição a agentes químicos, físicos ou biológicos.

 

A prevenção de acidentes e doenças do trabalho envolve a adoção de medidas de segurança e saúde no ambiente de trabalho, como uso de equipamentos de proteção individual e coletiva, capacitação dos trabalhadores, fiscalização das normas regulamentadoras, melhoria das condições ergonômicas, entre outras.

 

Além disso, a prevenção também depende da conscientização dos trabalhadores sobre seus direitos e deveres, bem como da participação dos sindicatos e das comissões internas de prevenção de acidentes.

  

Você já se perguntou quais são os temas que mais geram engajamento nas redes sociais? Neste post, vamos mostrar como o v-tracker, uma ferramenta de monitoramento e análise de mídias sociais, pode ajudar a responder essa questão.
 

Vamos usar como exemplo um assunto que vem chamando a atenção da opinião pública: os acidentes de trabalho.

A análise feita pelo v-tracker identificou o que mais está repercutindo nas redes sociais sobre o assunto. No total 5 milhões de pessoas foram alcançadas e 60,3 milhões de possíveis impressões únicas.

Essas ocorrências são posts, comentários, vídeos ou notícias que mencionam o tema de alguma forma.

As impressões únicas são a estimativa do número de vezes que as ocorrências foram vistas pelos usuários das redes sociais. Mas quem são essas pessoas que estão falando sobre acidentes de trabalho nas redes sociais? Qual é o perfil delas?

O v-tracker também pode nos dar essa informação. Veja no gráfico abaixo a distribuição das ocorrências por gênero:

Como podemos ver, o público masculino foi o que mais comentou sobre acidentes de trabalho nas redes sociais, representando 54% das ocorrências. O público feminino ficou em segundo lugar, com 23% das ocorrências.

 

Os demais gêneros somaram 23% das ocorrências. Veja no gráfico:

 

Mas será que todos os usuários têm a mesma influência nas redes sociais? Será que alguns têm mais poder de disseminar informações e opiniões do que outros?

 

O v-tracker também pode nos ajudar a identificar os usuários mais influentes sobre um determinado assunto. Veja na tabela abaixo os dez usuários mais influentes sobre acidentes de trabalho nas redes sociais:

 

Em destaque temos a conta do Aécio Neves como um dos mais influentes ao falar sobre acidentes no trabalho. O perfil oficial do político ficou em primeiro no Facebook, veja um dos posts que foi publicado na página dele: 

As redes que mais ocorrências e serviços foram:

  • Twitter 61,3%
  • WordPress – posts 17,2%
  • Outras mídias – Uol, R7, entre outros. 12,7% 
  • Google News 5,2%
  • Facebook – Posts públicos 1,5%
  • Youtube – Vídeos 1,4%

 

O twitter fica em primeiro lugar escolhido pelas pessoas para debater sobre este assunto, algumas palavras ficam em destaque ao analisar as ocorrências publicadas, como: trabalho, acidentes, risco, vítimas, profissões. 

A prevenção de acidentes e doenças do trabalho é um direito de todos os trabalhadores e um dever de todos os empregadores. 

 

Além de preservar a vida e a saúde dos trabalhadores, a prevenção também contribui para a produtividade, a qualidade e a competitividade das empresas. 

 

Por isso, o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho é uma oportunidade para refletir sobre a importância dessa questão e para reforçar o compromisso de todos com a segurança e a saúde no trabalho.

 

Se você trabalha com insights e quer ficar por dentro dos principais acontecimentos, use o

 v-tracker, faça uma análise completa e fique por dentro de tudo em tempo real.