O Data Mining, também chamado de mineração de dados, é o processo de explorar grandes quantidades de dados à procura de padrões consistentes.
Essa estratégia consiste num conjunto de ferramentas e técnicas que, através do uso de algoritmos de aprendizagem ou classificação, que investiga informações à procura daquelas que têm valor para a empresa.
As empresas que utilizam o Data Mining conseguem ser competitivas em seu mercado, deixar os concorrentes para trás e entender profundamente o seu consumidor. Além disso, quem faz esse trabalho com dados, consegue vender mais.
Mas afinal, como usar essa estratégia na prática e conseguir melhorar os resultados da minha empresa? Vamos falar sobre isso a seguir. Continue a leitura para conferir.
O processo de Data Mining nas empresas tem como base 5 etapas:
Com isso, a mineração de dados pode potencializar o trabalho em várias áreas da empresa, e não apenas o time de vendas ou alguma equipe específica. Toda a operação pode sair ganhando.
Algumas vantagens de utilizar o Data Mining são:
A hora de realizar um planejamento em uma organização pode ser critica, mas com o Data Mining esse processo fica mais fácil.
Ele fornece aos gestores, previsões confiáveis com base nas tendências passadas e nas condições atuais.
Outra vantagem é reduzir os custos. A mineração de dados permite otimizar os recursos.
No ponto de vista do time de vendas, por exemplo, o Data Mining permite ajuda a levantar dados mais pertinentes sobre o perfil do seu consumidor, seus hábitos de compra e outros aspectos da interação desse público com a marca.
Com base em dados, é possível direcionar a abordagem de vendas para o seu cliente ideal.
Na prática, ele permite encontrar as pessoas certas, e assim, o comercial da sua empresa economiza tempo e dinheiro, não precisando direcionar esforços para leads menos qualificados.
Você terá informações sobre o cliente para descobrir as principais características e diferenças entre eles.
Isso ajuda a criar personas e personalizar cada ponto de contato na melhoria da experiência geral do cliente. Assim, é possível melhorar o discurso, a linguagem, entre outros pontos da relação com o consumidor, que serão aprimorados com referências concretas.
Uma vantagem fundamental do Data Mining para o time de vendas, é encontrar a sonhada previsibilidade.
Com os dados coletados sobre os hábitos do consumidor, suas interações, preferências e forma de comprar, é possível achar padrões para saber qual a chance do cliente comprar novamente. Além de saber o quanto ele pode e está disposto a pagar e em quanto tempo ele geralmente volta a comprar; e muito mais!
Esses são apenas alguns exemplos do que é possível fazer, quando a empresa e o time de vendas olham para o valor dos dados coletados sobre o seu público, cliente e mercado.