v-tracker

Conheça os 5 V’s do Big Data

Written by Gabriel Viragine | Mar 25, 2022 6:35:53 PM

Conheça os 5 V’s do Big Data: Com o aumento do volume de informações disponibilizadas pelas pessoas em diversos canais o Big Data se transformou em uma fonte riquíssima de novas estratégias e insights para as empresas.

Os dados coletados por essa tecnologia, podem ser utilizados para conhecer melhor o comportamento do consumidor e, consequentemente, fidelizar clientes.

Nesse artigo, vamos explicar o conceito e o que são os 5 Vs do Big Data. Continue com a leitura!

Os 5 Vs do Big Data

O conceito de Big Data é dividido em 5 Vs: volume, velocidade, variedade, variabilidade e vínculo.

Veja a seguir, o significado de cada um deles e como eles são aplicados nessa estratégia:

1. Volume

O volume é o ponto de partida para entender o conceito de Big Data.

A enorme quantidade de dados gerados diariamente pelos usuários permite a análise das mais diversas informações. Isso vai desde cliques em sites, histórico de compra, avaliação de atendimento, entre outros.

A quantidade de dados também é determinante na questão do armazenamento de dados, que com a expansão dos servidores e a possibilidade de disponibilizar informações na nuvem vem se desenvolvendo cada vez mais.

2. Velocidade

Os dados são gerados com muita velocidade.

Portanto, a análise desse grande volume de informações deve ser realizada com a mesma rapidez, para que esses dados sejam trabalhados, atualizados e expandidos com eficácia.

3. Variedade

Os dados podem aparecer de várias formas, em imagens, vídeos, áudios, documentos, planilhas, entre outros.

É necessário compreender essa variedade e identificar como devem ser analisados e armazenados.

4. Variabilidade

Não é possível saber a quantidade exata de dados que serão gerados em determinado período.

O volume pode depender de diversos fatores, como a ação dos clientes, datas sazonais ou relativas a algum evento específico, etc.

É preciso ficar atento a essa variação no momento da análise.

5. Vínculo

É importante conectar os dados coletados para que o cruzamento de informações traga insights relevantes.

Não adianta ter um grande volume de conteúdo se não for possível fazer ligações e extrair avaliações significativas.

As vantagens do Big Data; Para que você tenha um bom volume de informações relevantes, é importante utilizar um sistema que permita o registro de todos os contatos e conversas com o cliente.

Esta é uma das grandes vantagens de como funcionam os chatbots.

Saiba mais: 5 métricas para acompanhar o atendimento ao cliente.

Eles ainda podem integrar as informações da conversa (preferências e histórico de compra, linguagem utilizada, métodos de pesquisa, entre outros) aos softwares de gestão e CRM da empresa.

Uma boa forma de obter mais informações dos clientes é diversificar os canais de atendimento.

Todos esses dados unificados e analisados podem oferecer bons insights para a melhoria do produto/serviço ou do próprio processo de relacionamento, que é uma forma clara de como otimizar o atendimento ao cliente.

Já quando falamos em fidelizar clientes, existe uma variedade de dados que podem ser analisados no Big Data, que pode ser desde os principais motivos de reclamação, a frequência de compra e o conteúdo das conversas.

Dica de atendimento em redes sociais, clique e saiba mais.

Ao conseguir colocar essa estratégia em prática, sua empresa pode segmentar clientes e criar campanhas mais personalizadas, desenvolvendo novos produtos, antecipando tendências, além de diversas outras ações.