Conheça os 5 V’s do Big Data: Com o aumento do volume de informações disponibilizadas pelas pessoas em diversos canais o Big Data se transformou em uma fonte riquíssima de novas estratégias e insights para as empresas.
Os dados coletados por essa tecnologia, podem ser utilizados para conhecer melhor o comportamento do consumidor e, consequentemente, fidelizar clientes.
Nesse artigo, vamos explicar o conceito e o que são os 5 Vs do Big Data. Continue com a leitura!
O conceito de Big Data é dividido em 5 Vs: volume, velocidade, variedade, variabilidade e vínculo.
Veja a seguir, o significado de cada um deles e como eles são aplicados nessa estratégia:
O volume é o ponto de partida para entender o conceito de Big Data.
A enorme quantidade de dados gerados diariamente pelos usuários permite a análise das mais diversas informações. Isso vai desde cliques em sites, histórico de compra, avaliação de atendimento, entre outros.
A quantidade de dados também é determinante na questão do armazenamento de dados, que com a expansão dos servidores e a possibilidade de disponibilizar informações na nuvem vem se desenvolvendo cada vez mais.
Os dados são gerados com muita velocidade.
Portanto, a análise desse grande volume de informações deve ser realizada com a mesma rapidez, para que esses dados sejam trabalhados, atualizados e expandidos com eficácia.
Os dados podem aparecer de várias formas, em imagens, vídeos, áudios, documentos, planilhas, entre outros.
É necessário compreender essa variedade e identificar como devem ser analisados e armazenados.
Não é possível saber a quantidade exata de dados que serão gerados em determinado período.
O volume pode depender de diversos fatores, como a ação dos clientes, datas sazonais ou relativas a algum evento específico, etc.
É preciso ficar atento a essa variação no momento da análise.
É importante conectar os dados coletados para que o cruzamento de informações traga insights relevantes.
Não adianta ter um grande volume de conteúdo se não for possível fazer ligações e extrair avaliações significativas.
As vantagens do Big Data; Para que você tenha um bom volume de informações relevantes, é importante utilizar um sistema que permita o registro de todos os contatos e conversas com o cliente.
Esta é uma das grandes vantagens de como funcionam os chatbots.
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Eles ainda podem integrar as informações da conversa (preferências e histórico de compra, linguagem utilizada, métodos de pesquisa, entre outros) aos softwares de gestão e CRM da empresa.
Uma boa forma de obter mais informações dos clientes é diversificar os canais de atendimento.
Todos esses dados unificados e analisados podem oferecer bons insights para a melhoria do produto/serviço ou do próprio processo de relacionamento, que é uma forma clara de como otimizar o atendimento ao cliente.
Já quando falamos em fidelizar clientes, existe uma variedade de dados que podem ser analisados no Big Data, que pode ser desde os principais motivos de reclamação, a frequência de compra e o conteúdo das conversas.
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Ao conseguir colocar essa estratégia em prática, sua empresa pode segmentar clientes e criar campanhas mais personalizadas, desenvolvendo novos produtos, antecipando tendências, além de diversas outras ações.