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Como monitorar os concorrentes da melhor maneira?

Rastrear e pesquisar concorrentes pode te ajudar a tomar decisões fundamentadas para sua empresa.

Existem diversas formas de fazer isso, como observar suas campanhas de marketing e relações públicas, seguir lançamentos de produtos e rastrear com quais influenciadores se relacionam. 

O importante é contar com uma ferramenta de monitoramento poderosa, para coletar as informações que precisa sobre seus concorrentes e melhorar suas próprias estratégias de negócios.

Mas além disso, existem algumas boas práticas que você pode seguir. Veja quais são elas a seguir.

Monitore em tempo real

Esteja atento a cada nova ação da concorrência. Isso pode ser muito útil para identificar diferenciais para aplicar na sua empresa. 

Mas saiba que seus concorrentes também podem fazer uso dessas ferramentas. Então, o que vai garantir vantagem competitiva para a sua empresa é a maneira como você consegue estruturar seu negócio para agir na hora certa.

Seja um especialista no que diz respeito à concorrência

Acompanhe tudo o que seus principais concorrentes fazem. Se eles usam as redes sociais, comece a acompanhá-las. Se ele atua em uma loja física, peça para alguém visitá-la para você. 

No ambiente online, não deixe de comprar produtos no site da concorrência, para avaliar fatores como atendimento e tempo de entrega.

Essas são práticas importantes e que fazem com que você tenha parâmetros para avaliar o seu próprio trabalho em função do que seus concorrentes fazem.

Saiba tudo sobre o seu público

Para a sua empresa, as pessoas são as melhores fontes de informação. 

Por isso, não deixe de contar com o que elas dizem para garantir que o seu produto esteja sempre forte para competir com as outras opções de mercado.

Ouça seus clientes. Crie abertura para feedbacks, questione sobre o que seus clientes pensam a respeito dos serviços oferecidos e expectativas quanto à sua empresa.

Não deixe de também investir no atendimento ao cliente. 

Quando você tem uma prática capaz de dar a ele assistência personalizada e de qualidade, por mais que a concorrência chegue ao mercado com força, dificilmente conseguirá romper os laços construídos.

Esteja atento para desenvolver estratégias

Isso vai contribuir para ter novas ideias em função de oportunidades de mercado. Com o monitoramento, você verá que certas lacunas aparecerão naturalmente.

Fique atento aos setores que podem não ser plenamente atendidos, seja por você, seja por sua concorrência. Assim, você tem informações disponíveis para desenvolver estratégias e inovar. 

Use dados

Mais uma vez, lembramos que você não deve tomar decisões apenas com base nas suas impressões pessoais a respeito do mercado. 

Por mais que saiba o que está fazendo, busque alternativas para ter um embasamento maior, isso vai contribuir para que as decisões sejam mais precisas.

Aqui no v-tracker temos muitas opções que podem ajudar o seu negócio com a análise da concorrência. Clique aqui para conversar com um dos nossos consultores e saber mais.