FERRAMENTAS PARA MÍDIAS SOCIAIS: QUAIS SÃO E COMO ESCOLHER?
Atualmente há diversas ferramentas com várias finalidades para te ajudar a trabalhar com mídias sociais. Existem várias opções dentro das mais diversas funções para otimizar o dia a dia do profissional de social media, que há alguns anos, não muito tempo atrás, precisava fazer tudo manualmente.
Mas quais são esses tipos de ferramentas, quais funções elas podem exercer e como elas podem aumentar a sua produtividade?
Ferramentas de Gerenciamento de Mídias Sociais
Por que se estressar postando manualmente todos os dias se você pode ter uma ferramenta onde você pode deixar postagens previamente programadas? Essa é a principal função de ferramentas de gerenciamento de social media.
Este tipo de ferramenta permite que você deixe todo o seu planejamento de social media programado para subir no dia e horário que você definir (sempre focando nos momentos de maior engajamento, claro!) nas redes sociais que você definir. A ferramenta executa este “trabalho braçal” para você.
Além disso, a maior parte das ferramentas de gerenciamento de redes sociais contam com relatórios de alcance e engajamento, que você pode emitir quando quiser, sobre o período que você selecionar.
Ferramentas de Marketing Digital
Nem só de conteúdo viverá o Social Media. Muitas vezes a realidade do mercado pede que o profissional desta área também entenda e esteja envolvido com a parte de campanhas, mídia e performance.
Para te ajudar a dar conta de todo este trabalho, você pode contar com ferramentas de Marketing Digital (como por exemplo o RD Station). Essas plataformas automatizam várias ações em massa. Com um clique conseguimos mandar e-mails ou prospectar leads, por exemplo.
Essas ferramentas possuem templates já prontos, e com elas você consegue criar landing pages específicas para um produto ou lançamento. Você pode enviar e-mail marketings não apenas em massa, mas também pode criar automações em cascata para cada mailing, se assegurando de que aqueles usuários vão receber todos os e-mails que você criou.
Ferramentas de Análise de Resultados e Relatórios
São ferramentas que fornecem relatórios sobre campanhas e sobre mídias sociais no geral. Com este tipo de ferramenta, é possível monitorar o desempenho das suas campanhas e tirar insights relevantes sobre o trabalho desenvolvido.
Ferramentas de Social Listening
Ferramentas de monitoramento que utilizam de inteligência artifical para fazer a classificação e categorização das menções de forma automática, fazendo com que a plataforma aprenda sozinha (através do machine learning e do deep learning) o que pode ser considerado como positivo, negativo e neutro, e até mesmo atribuindo tags são ferramentas do que chamamos de SOCIAL LISTENING.
Social Listening é um conjunto de ações de monitoramento de termos e palavras-chave em diversos canais que, quando feito de maneira certeira assertiva, pode trazer benefícios e insights para sua marca. Ou seja: pensou em monitoramento + inteligência? Estamos falando de Social Listening!
Com Social Listening nós acompanhamos conversações em torno de uma marca/indústria/pessoa/assunto, analisamos essas conversações e conseguimos extrair insights acionáveis dos dados que coletamos. Além disso, você poderá conhecer e entender muito melhor o público que você está conversando. Você também pode descobrir tópicos relevantes para a indústria em que a marca está inserida, quais tendências e tópicos que a sua audiência está acompanhando. Tudo isso melhorando demais a experiência do seu cliente com a sua marca.
Essas ferramentas também ajudam a viabilizar o ROI (retorno sobre o investimento) nas mídias sociais e identificar leads com possível conversão.
Mas como escolher a ferramenta ideal?
– COMO ESCOLHER A MELHOR FERRAMENTA?
Sempre que for contratar uma ferramenta para te auxiliar no trabalho de Social Media, é muito importante se atentar nestes seguintes pontos:
O primeiro fator que você precisa levar em consideração quando estiver avaliando as alternativas é o custo-benefício. Isso significa que você precisa saber que tipo e quantidade de dados e informações essa ferramenta irá te entregar e ainda, pelo quê exatamente você está pagando. O serviço compensa o valor?
Quais os diferentes tipos de funções que a ferramenta oferece? Elas podem ser mais elaboradas, ou até mesmo mais simples. É uma plataforma focada em entregar uma só função com extrema qualidade, ou passa por diversas funções com menos detalhes? São diversas possibilidades a serem avaliadas conforme a estratégia da sua marca.
Já dizia Niall FitzGerald, o ex-CEO da Unilever:
“Dados deixam sua pasta pesada. Insights te deixam rico.”
É preciso conhecer a fundo que tipo de dados e informações essa ferramenta entrega. Essas informações te ajudarão a criar soluções estratégicas em social media?
A qualidade das informações são muito mais importantes do que a quantidade de dados em si. Escolha uma solução de social listening que não entregue apenas as menções sobre a sua marca, mas que mostrem também o que fazer com essas informações (se não você estará realizando só um simples monitoramento).
Algo essencial para tornar a ferramenta completa é disponibilizar dados e informações através de relatórios e exportação de dados com informações apresentadas de maneira clara, facilitando a visualização e estimulando insights.
5. Legalidade
Uma questão polêmica e importante na hora de escolher a sua ferramenta é saber se ela utiliza as APIs e trabalha com dados legais. A ferramenta que você escolheu trabalha de acordo com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados)? Há muitas ferramentas que oferecem o mundo na hora de monitorar, porém, de formas que não estão de acordo com os termos de uso dos serviços, e isso traz um risco enorme para os clientes. Fique esperto!
Ao contratar uma ferramenta de Social Listening, você pretende que seu analista de mídias sociais utilize seu tempo de trabalho deletando posts que não sejam relacionados à sua marca e marcando sentimento das citações? Ou prefere que seu funcionário utilize o tempo fazendo análises dos dados e gerando insights para o seu negócio?
Uma boa ferramenta deve possuir pelo menos um sistema de inteligência que automatiza a classificação das citações capturadas efetuando assim a segmentação dessas citações (positivo, negativo e neutro).
Além disso, uma ferramenta com inteligência artificial de verdade, como o por exemplo o v-tracker, tem a capacidade da leitura e otimização na visualização de dados. Ela captura comentários, posts, reações ou avaliações em real time e tem a capacidade de exibir o comportamento dos usuários digitais de forma simples e rápida. Com base nos monitoramentos cadastrados, o sistema e a inteligência do v-tracker poderão sugerir novas buscas que estão correlacionadas com o objetivo da pesquisa garantindo captação de dados diretos e também indiretos.
Fugindo do que o mercado geralmente apresenta, o v-tracker se preocupa com as decisões tomadas a partir dos dados e com o tempo de desenvolvimento deles. O foco é garantir a fácil interpretação de dados aproveitando o tempo com as ações.
A ferramenta também garante a leitura de praticamente 100% dos dados públicos no universo aberto das redes sociais (respeitando todas as APIs de privacidade) e o entendimento das principais movimentações de uma forma simples e eficaz. Ela é capaz de identificar temas e comportamentos e como eles se conectam entre si, além de gerar relatórios prontos, dashboards otimizados e conexão legítima entre o digital e as áreas estratégicas.