Já é uma verdade absoluta que empresas que fazem bom uso das redes sociais e de suas ferramentas...
Checklist para Monitorar Grandes Eventos e gerar insights rápidos
Trabalhar com grandes volumes de dados pode ser um desafio se você não está preparado para se organizar e alinhar todos os objetivos do projeto logo em seu início.
O OBJETIVO DA PESQUISA
É comum, no momento de iniciar os trabalhos, o objetivo ficar esquecido no meio de tantas tarefas e necessidades de respostas. Mas como dizem por aí "quem não sabe o que procura, não reconhece o que encontra". Mesmo que as hipóteses iniciais se confirmem ou não com os dados, é preciso ter um norte.
Mas vamos lá: O que é preciso descobrir nesta pesquisa? No nosso caso sobre Olimpíadas o objetivo foi amplo:
- O que estão falando sobre os Jogos Olímpicos?
- Quais tendências e comportamentos estão se refletindo entre Jogos Olímpicos e Sociedade?
- Quais as marcas mais comentadas? E atletas? E modalidades?
Esses foram alguns dos pontos que fizeram com que cumprissemos com a meta principal da pesquisa: Gerar insights relevantes!
- CONFIGURAR OS TERMOS DE COLETA
- ORGANIZAÇÃO DOS DADOS
- RELATÓRIOS PRONTOS E DASHBOARDS
Primeiramente, em um grande evento como os Jogos Olímpicos a dica é configurar uma busca ampla. Os termos "Jogos Olímpicos" e "Olimpíadas" deram conta de nos fornecer os mais diversos dados e aos poucos, com uma revisão constante, pudemos negativar alguns termos que traziam informações irrelevantes.
Clique aqui e acompanhe o dashboard em tempo real!
Agora já temos os dados e precisamos organizá-los para otimizar a pesquisa, os relatórios, insights rápidos e facilitar a construção do Dashboard.
Com as regras separamos grupos maiores como: Atletas, Modalidades e Patrocinadores. Dentro deles, claro, os nomes dos esportistas, esportes e marcas.
Além disso, temas como diversidade, sustentabilidade, política e tecnologia, nos deram um entendimento macro sobre os acontecimentos em tempo real. Também mapeamos termos macro como: Moda, principalmente entendendo o cenário inicial pré abertura, em que as conversas sobre uniformes e estilos de cada país lideraram a grande porcentagem de conversas sobre os Jogos de Paris.
A criação de regras automáticas auxiliou na categorização dos dos dados para que se, por exemplo, estourar um grande volume de menções sobre os uniformes Riachuelo, seja possível filtrarmos por Riachuelo (marca patrocinadora) e conseguirmos dar um panorama geral do que está sendo falado nas redes sociais sobre ocorrido.
Inscreva-se no webinar: Case Olimpíadas de Paris! Como Extrair Insights de Grandes Eventos.
Este trabalho deve ser feito com antecedência, possibilitando testes e melhorias, vem antes dos insights, dos reports e conteúdos produzidos.
São de extrema importância, principalmente em eventos grandes, em que o assunto muda quase de um segundo para o outro, e quanto mais organizados os dados, mais rápido se identifica uma tendência, um insight ou mesmo, uma crise de imagem de marca.
Quanto mais deixarmos os dados "mastigados" e de fácil visão, mais ágil se consegue realizar uma análise precisa. Aqui no v-tracker temos diversas opções de relatórios prontos e além disso, podemos customizar uma visualização que faça mais sentido dentro do objetivo proposto.
E aqui vão algumas dicas que funcionam na maioria dos casos para configurar o seu Relatório:
- Overview: coloque no início os Big Numbers como: volume de menções, total de sentimento, alcance potencial e canal que mais gerou menções.
- Nuvem de palavras: as nuvens podem contemplar palavras principais, hashtags, perfis ou todos os itens misturados. O que faz mais sentido para a pesquisa.
- Sentimento: É interessante cruzar esses dados com outros como, volume por dia, sentimento por rede social, sentimento por tags, entre outros.
- Principais publicadores: Quais foram os influenciadores que auxiliaram o assunto a se expandir nas redes sociais e influenciam opiniões diversificadas entre os temas analisados?
- Principais menções: Construir uma lista dentro dos relatórios que mostre quais conversas estão em alta em cada uma das redes sociais, pode ajudar a mitigar crises de imagem com rapidez, além de gerar oportunidades para interagir com os principais publicadores ou mesmo pegar ganchos nos assuntos em alta para gerar conteúdo que engaje com o público.
- Tags e Termos: Aqui as possibilidades são muitas, mas deixar configurado no relatório um Top 10 termos com cruzamento entre sentimento e volume, pode ajudar e muito na agilidade dos insights.
Já o Dashboard, que tem como padrão o período de dados dos últimos 7 dias, e são atualizados em tempo real, optamos por deixar gráficos que pudessem nos dar maior agilidade nos insights.
Principais menções, nuvem de palavras, últimas ocorrências, principais tweets, entre outros que nos possibilitou uma visualização rápida, que quando necessário era aprofundada no relatório.
COMO GERAR INSIGHTS FORA DA CURVA?
Essa palavra, utilizada inúmeras vezes no universo do social listening e social media, nada mais significa do que o cruzamento de dados que gera inteligência. E existem muitas formas de chegar a um insight, algumas básicas são:
- Compreender os assuntos que estão gerando maior interesse e aumentando as conversas espontâneas (como exemplo, cito a foto do Gabriel Medina), e buscar uma conexão com o público que tem relação com seu produto ou marca.
- Volume, análise de sentimento, principais influenciadores, cruzamento entre dois assuntos, como aconteceu por exemplo com as Fake News sobre Riachuelo que envolviam política.
- O contexto é importante. Ter os dados anteriores ou externos ao social listening mapeados, como por exemplo, os valores da marca ou a estratégia de campanha, farão com que seja possível ir além, cruzando a estratégia de campanha com os acontecimentos e desdobramentos do evento.
A partir do que se descobre, é possível orientar a tomada de ação estratégica para gerar engajamento, conexão ou mesmo mitigar uma crise.
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DICA BÔNUS
Nem tudo que viraliza faz sentido para uma marca participar, e a falta desse cuidado pode acabar gerando uma repercussão negativa ao invés de proporcionar uma aproximação do público que se pretende atingir.
"TIMING É TUDO"
De maneira geral, essa frase título descreve o quanto todos os passos anteriores são essenciais! Se o painel está coletando exatamente o que precisa de informações, se as categorizações estão trabalhando a favor da equipe, os relatórios e dashboards trazem uma visão ágil, é muito mais fácil chegar ao #Insight e conclusões que vão auxiliar nos seus resultados.
VAMOS APRENDER NA PRÁTICA?
Por fim, nós do v-tracker convidamos vocês para o Webinar: Como extrair insights de grandes eventos com o Case Olimpíadas! O nosso objetivo é dar dicas práticas para que você e sua equipe possam se preparar para grandes datas como: Rock in Rio, Black Friday, entre outros.
Não perca!
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