Pular para o conteúdo

Cadastro de RSS Feed

 

O RSS (Sindicação Realmente Simples) é um formato amplamente utilizado para compartilhar conteúdos online de sites e blogs. Uma forma de se manter atualizado sobre as novidades de vários sites é usar essa tecnologia. Ela permite que os usuários se cadastrem e recebam as atualizações mais recentes sem ter que acessar cada site separadamente.

Ele permite que o usuário receba informações de diferentes fontes em um único lugar, seja um aplicativo de RSS ou uma página personalizada na web. Assim, o usuário pode ver as novidades mais recentes de um site em um resumo automático, como se fosse uma assinatura de notícias. Isso facilita o acesso aos conteúdos de interesse, além de tornar a experiência mais rápida e organizada.

Como localizar a URL Feed do site


O primeiro passo para cadastrar a URL Feed no v-tracker é localizar o link RSS

Para isso, acesse a galeria de extensões do Google Chrome e instale a extensão: URL do feed RSS, no seu nav

egador. Clique aqui e instale a extensão no seu navegador.

Esta extensão do Chrome permite que você encontre facilmente o URL do feed RSS de qualquer site. Basta clicar no ícone da extensão e você verá uma lista de todos os feeds disponíveis.

Você pode copiar o URL do feed para a área de transferência ou abrir o feed em uma nova guia. Esta é uma ferramenta útil para quem quer acompanhar as atualizações de seus sites favoritos.

Lembrando que há outros formatos e essa é somente uma das possibilidades.



Vale ressaltar que não é possível coletar as ocorrências de sites do Governo contendo .Gov.

Como cadastrar uma busca de RSS Feed Customizado?

Fique atento, para acessar este painel é preciso ter o acesso de Administrador ou de Gerente de Monitoramento.

1.Para cadastrar links RSS no v-tracker acesse no menu lateral a opção Monitoramento e em seguida clique sobre Cadastro de Serviços Externos (RSS e Sites).

 

2.Para cadastrar novos RSS Feeds no painel, siga estes passos:

  • Escolha o Tipo (RSS Externo)
  • Digite uma Descrição para identificar o Feed no painel.
  • Informe o link do RSS que quer coletar as ocorrências. O link deve ser um RSS válido.


3. Após finalizar o cadastro do link, na seção ao lado poderá conferir o link cadastrado. Mas somente isso não irá fazer a coleta acontecer. Agora é preciso adicionar o link no painel.

4. Retorne a listagem de ocorrências e localize o monitoramento que pretende adicionar o link RSS. Clique sobre a engrenagem do painel e em Editar.

 

5. Dentro da edição do monitoramento, navegue até a seção Fonte de Dados e Filtros > WWW > Customizado Feed. Clique sobre o ícone para habilitar as opções e verifique que todos os Feeds cadastrados estão disponíveis. 

 

 

O ícone 1 (Amazon 1) está desabilitado e o ícone 2 (Amazon 2) está habilitado. 

 

6. Se preferir, também é possível cadastrar o link Feed diretamente na edição do monitoramento. Para isso, clique sobre o botão “Adicionar Feed”.

 

 

Adicione as informações solicitadas como:
- Descrição do RSS (Nome de identificação)
- Link RSS.

Veja as ocorrências de RSS Feed na Listagem de ocorrências

Para visualizar as ocorrências de RSS Feed que foram coletadas, mude a visão para Serviços na Listagem de ocorrências.



 

Quer aprender a filtrar as buscas do FEED? Baixe o PDF criado pelo time de suporte do v-tracker. Você vai aprender o passo a passo detalhado para filtrar as informações que precisa de forma rápida e fácil!

 

 

Lembre-se, qualquer dúvida, entre em contato com nosso suporte online via chat, de Segunda à Sexta das 9h às 12h e das 13h às 18h; ou também através do e-mail atendimento@vtracker.com.br

Caso você tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe um comentário abaixo. Até a próxima! 😎