A Importância dos Dashboards no Monitoramento de Crises
Monitorar o que falam sobre a sua empresa tem sido cada vez mais importante.
Isso porque, mesmo que sejam poucas as avaliações negativas, elas podem ser suficientes para abalar a imagem institucional da sua empresa. E o trabalho de reparação, pode ser longo e complicado.
Com o monitoramento é possível antecipar essas críticas, e trabalhar para solucioná-las, evitando o início de uma crise.
Neste ponto, entram os dashboards, que transformam as informações num painel de dados, facilitando a identificação de tendências e padrões.
Para construí-los, são usados KPIs (Key Performance Indicators) previamente definidos. Através deles, é feita a atualização em tempo real, para acompanhar os assuntos de interesse.
Identificando crises
Ao perceber uma crise, as KPIs fornecidas indicam, de maneira visual no Dashboard, qualquer anormalidade no buzz diário sobre determinado assunto.
Assim, em poucos minutos, é possível identificar as causas de oscilações no volume normal, tanto para cima quanto para baixo, a sua geolocalização, a mídia social mais utilizada, os horários de maior pico, as palavras mais usadas, os usuários de maior destaque e sua importância para o assunto etc.
A informação organizada visualmente, ajuda a notar mudanças, sejam elas pequenas ou grandes, e acionar as áreas exigidas para a resolução da crise específica.
A grande vantagem dos Dashboards no monitoramento de crises é a atualização em tempo real.
Os updates dos dados, geralmente, são feitos a cada meia hora, mas podem ser programados para atualizações a cada minuto, garantindo a precisão dos dados visualizados.
Está pronto para usar essa estratégia na sua empresa? Então conheça os nossos planos e antecipe seus próximos passos.