Monitoramento e Fonte de Dados: o que são?

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  1. Monitoramento
  2. Fonte de Dados

Monitoramento

Para iniciarmos a configuração do monitoramento, na primeira seção, adicione as seguintes configurações:

  • Nome do monitoramento (Obrigatório);
  • Descrição e uma imagem de capa (Opcional).

Essas configurações proporcionarão uma identidade única ao seu monitoramento, facilitando sua identificação e localização.

 

 

Na seção dedicada ao Monitoramento, você encontrará três opções disponíveis, que são:

  • Qualificação/Sentimento
  • Detectar SPAM com Inteligência Artificial
  • Configurações Avançadas

A seguir, detalharemos cada uma dessas opções para que você possa compreendê-las melhor!

⚙️ Qualificação/Sentimento

Ative a qualificação automática das ocorrências que são coletadas durante o monitoramento.


 

Qualificação em 5 (cinco) níveis?
A qualificação padrão utiliza três categorias de sentimento: Positivo, Negativo e Neutro. Além disso, você pode optar pela qualificação em 5 níveis, que inclui os sentimentos: Favorável e Desfavorável na análise.

Qualificações automáticas
A aplicação automática dos sentimentos podem ser ativadas em dois formatos:  

  • Termos: A qualificação será realizada com base nos termos que foram previamente cadastrados no painel de palavras. Assim que uma dessas palavras for mencionada, a qualificação correspondente será aplicada automaticamente.


  • Inteligência Artificial: A análise dos textos das ocorrências é feita para identificar e aplicar o sentimento mais adequado. A ferramenta disponibiliza um modelo padrão para essa tarefa, mas você também pode optar por criar seu próprio modelo de Inteligência Artificial, seguindo um guia passo a passo que o orientará nesse processo.

Qualificação automática das ocorrências neutras
Atribua automaticamente o sentimento neutro às ocorrências quando não houver menção de termos positivos ou negativos.

⚙️ Detectar SPAM com Inteligência Artificial 

As ocorrências classificadas como SPAM serão excluídas automaticamente da lista de monitoramento. Para ativar essa funcionalidade, é imprescindível que um Modelo de Inteligência Artificial seja configurado previamente:


Para visualizar as ocorrências sinalizadas como SPAM, utilize o filtro SPAM: Sim, na listagem de ocorrências do monitoramento:

⚙️ Configurações Avançadas 

Nesta seção, você encontrará uma variedade de opções que permitem personalizar as ações a serem realizadas durante o monitoramento. É essencial que você preste atenção a cada configuração ativada ou desativada, pois isso afetará diretamente como o seu monitoramento funcionará.

A seguir, apresentamos uma imagem ilustrativa acompanhada de explicações detalhadas para facilitar sua compreensão.

  • Cor do monitoramento: Defina uma cor para personalizar seu monitoramento;
  • Data inicio: Defina a data início do seu projeto, não está relacionado a retroatividade;
  • Data de término: O monitoramento será inativado na data configurada;
  • SAC - Nível de Atendimento: Vincule o Nível de atendimento criado para o monitoramento;
  • Nuvem - Termos Ignorados: Insira os termos que devem ser ignorados nas nuvem de palavras;
  • Limite diário de ocorrências coletadas: Defina a quantidade de ocorrências que deseja coletar diariamente, informando o valor sem o uso de ponto ou vírgula. Por exemplo: 1000. Ao atingir o limite, a coleta será interrompida e retornará somente no dia seguinte.

  • Habilitar não duplicação de ocorrências: Isso impedirá a coleta de ocorrências duplicadas na maioria dos casos;
  • Agrupar/replicar ações em RTs: A ação feita em um RT será replicada para todos, como sentimentalizar, taguear ou remover a ocorrência;
  • Desconsiderar a coleta de RTs/reposts, quando possível: Esta opção evita a coleta de retweets e reposts, focando apenas nas publicações originais, quando possível.
  • Mostrar/utilizar somente as tags desse monitoramento: Ao selecionar essa opção, apenas as tags que foram criadas especificamente para este monitoramento estarão disponíveis para uso. Caso queira visualizar todas as tags, basta desativar essa configuração;
  • Mostrar/utilizar somente os grupos de publicadores desse monitoramento: Assim como as tags, aqui somente os grupos de publicadores criados para o monitoramento que está sendo editado serão apresentados como opção.

 

  • Habilitar retroatividade?: Habilite a retroatividade do monitoramento para coletar as ocorrências retroativas, anteriores à data da criação do monitoramento, quando disponíveis;
  • Habilitar geolocalização?: A Geolocalização será coletada quando a informação estiver disponível na ocorrência;
  • Atualizar manifestações nos meus Perfis?: Habilite a opção para que as manifestações das ocorrências sejam atualizadas, a opção é válida para Facebook e X;
  •  Criar um publicador anônimo quando a ocorrência vier anonimizada: Com essa opção, quando a ocorrência coletada estiver anonimizada, será criado um perfil anônimo que poderá ser atualizado manualmente;
  • Ao despausar o monitoramento, limitar a coleta considerando o momento que foi despausado: Quando despausado, evite a coleta de ocorrências retroativas. Com essa opção, a coleta das ocorrências acontecerá somente a partir do momento em que o monitoramento foi despausado;

  • Gerar amostragens aleatórias?: Escolha uma ou mais opções para criar amostragens aleatórias das ocorrências que foram coletadas. Para visualizar essas amostragens, aplique o filtro Amostragem na listagem de ocorrências e selecione uma das opções que você ativou previamente.

  • Paleta de cores: Escolha uma paleta de cores para ser utilizada no relatório de ocorrências do monitoramento.

Fonte de Dados

Chegamos à etapa de cadastro do monitoramento, onde você poderá adicionar e habilitar os serviços que servirão como fonte para a coleta das ocorrências.

Neste momento, é fundamental que todos os acessos às páginas ou a base de links estejam organizados e prontos para serem inseridos no painel. Para as contas proprietárias, é essencial ter acessos de administrador, enquanto para os Outros Perfis, é necessário ter a base de links disponível.

A seção de Fonte de Dados é composta por 4 abas, sendo:

  • Meus Perfis: Esta aba é dedicada à inclusão de suas páginas proprietárias, sendo necessário ter acesso como administrador ou fornecer login e senha;

  • Outros Perfis: Permite o monitoramento utilizando o link de perfis de terceiros, sendo imprescindível que esses perfis sejam contas comerciais;

  • Hashtag: Oferece a possibilidade de monitorar hashtags específicas no Instagram;

  • WWW: Realiza o monitoramento de publicações que são públicas na internet.

1. Meus Perfis

Monitore suas contas de propriedade: Inclua contas para as quais você possui acesso administrativo ou as credenciais de login e senha necessárias.

Para incluir suas páginas, consulte as orientações específicas disponíveis no link da rede social que você deseja monitorar. Primeiro, escolha a rede social que melhor se adapta às suas necessidades de monitoramento.

2. Outros Perfis

Na seção Outros Perfis, é possível cadastrar páginas de Facebook, contas comerciais do Instagram, perfis do X e do YouTube. Além disso, você tem a opção de incluir links de postagens individuais tanto do Facebook quanto do YouTube.

Para adicionar um perfil ou uma postagem, basta copiar o link correspondente (Ctrl+C) e colá-lo no painel (Ctrl+V). Em seguida, clique em "Adicionar" para finalizar o processo.

Não há limite para o número de páginas que você pode cadastrar, permitindo uma ampla flexibilidade no monitoramento das suas fontes de interesse.

 

 

Cada rede social e serviço possui particularidades distintas, portanto, a seguir, oferecemos uma explicação detalhada sobre cada um deles.

 

Serviço Descrição da coleta

Facebook Posts páginas

Coleta somente as publicações.

Facebook Posts/Comentários Páginas

Coleta as publicações e os comentários.

Instagram - Posts Usuário Business

O Instagram permite somente a coleta das publicações.

X - Perfil

Coleta as publicações e os comentários da própria conta.

Youtube Vídeos

Coleta somente os vídeos.

Youtube Vídeos/Comentários

Coleta os vídeos e comentários.

 

Ao inserir os links para os serviços do Facebook e do YouTube, serão adicionadas automaticamente duas buscas: uma para publicações e outra para comentários. Para prosseguir, é necessário remover uma das buscas.

Para fazer isso, clique no botão Remover correspondente à busca que você não deseja coletar. Por exemplo, se o seu objetivo é coletar apenas as publicações (Posts Página), remova a busca que coleta Comentários (Posts/Comentários - Página) e vice-versa.

Após realizar a remoção da busca indesejada, não se esqueça de salvar o monitoramento para que as alterações sejam aplicadas.

 

Se você tentar salvar o monitoramento com as duas buscas ativas, uma mensagem de erro será exibida.

Diferença entre perfil pessoal, perfil Business, página profissional e página comercial

No Facebook, existem diferentes tipos de contas, incluindo páginas e perfis pessoais ou profissionais. É importante notar que os perfis pessoais não podem ser cadastrados para monitoramento, devido a restrições de privacidade impostas pela plataforma. Portanto, é essencial utilizar somente páginas e perfis Business para garantir o correto funcionamento do monitoramento.

No Instagram, somente os Perfis Business podem ser cadastrados.

 

Como diferenciar uma página de um perfil pessoal? 

Para identificar se uma conta no Facebook é um perfil pessoal ou uma página profissional, acesse o perfil desejado e consulte a seção de transparência, onde essa informação estará claramente disponível.

Entretanto, no Instagram, essa informação não é exibida diretamente na página. Uma maneira de verificar é tentar inserir o link da conta no painel de Outros Perfis do v-tracker. Se a conta for um perfil pessoal, aparecerá a seguinte mensagem de erro:

"Perfil não encontrado pela API do Instagram, indicando que provavelmente não se trata de um perfil Business ou comercial."

Após a inclusão de todos os perfis, você verá uma lista com as páginas cadastradas logo abaixo. Nessa seção, será possível pausar ou remover qualquer perfil a qualquer momento, conforme suas necessidades.

    • Pausar: a coleta está em funcionamento, coletando as ocorrências;

    • Despausar: a coleta está suspensa, o que significa que não serão obtidas novas ocorrências até que a busca seja reativada.

Evite a remoção da busca, pois essa ação também resultará na exclusão das ocorrências já coletadas. É recomendável optar pela opção de PAUSAR a coleta.

 

Após finalizar o cadastro de todas as páginas siga com a configuração das demais buscas ou avance para a seção de Filtros.

3. Hashtags

Para cadastrar as Hashtags do Instagram, siga estes passos simples:

1. Insira o nome da Hashtag que já foi utilizada pelo menos uma vez no Instagram;

2. Clique no botão “Adicionar” para finalizar o cadastro;


3. Associe uma conta de Instagram:

Limitações do Instagram sobre o monitoramento das Hashtags.

É importante estar atento a algumas limitações no cadastro das Hashtags

  • Somente é possível cadastrar Hashtags que já foram utilizadas anteriormente na plataforma;
  • É permitido associar até 30 hashtags a uma única conta. Caso esse limite seja alcançado, será necessário vincular uma nova conta de Instagram para continuar o monitoramento;
  • Não é permitido cadastrar Hashtags que contenham termos sensíveis.

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Saiba mais sobre o cadastro de Hashtags acessando o link: Busca por Hashtags: Entenda as Particularidades

4. WWW

Na seção de WWW, ative os serviços que permitirão a coleta de ocorrências provenientes de redes sociais, blogs e sites de notícias. Para explorar as opções disponíveis e conhecer os serviços de cada uma delas, clique no botão Ver Mais.

Nesta seção, você apenas ativará os serviços disponíveis. Os termos de busca serão definidos na próxima etapa. Continue conosco!