Como cadastrar um monitoramento de Meus Perfis?

Passo a passo para configurar o monitoramento de contas proprietárias.

 

Neste guia, vamos explicar como cadastrar o monitoramento de ocorrências oriundas de contas proprietárias, que se referem às postagens, comentários, mensagens, menções e tagueamentos feitos nas páginas geridas por você. Neste guia, iremos abordar o processo por meio de três etapas distintas:

 

Acessando a edição do monitoramento

Você pode criar um novo monitoramento para coletar esse tipo de ocorrência:

Ou editar um monitoramento que já foi criado anteriormente:

 

Ativação do serviço de Meus Perfis

Após acessar a edição do monitoramento, vá até a seção "Fonte de Dados" e localize a área dedicada a Meus Perfis. Nela, você poderá cadastrar todas as contas que deseja monitorar ou atender pela ferramenta:

Vale ressaltar que apenas uma pessoa com acesso administrador às páginas pode fazer a integração de contas em algumas redes sociais:

 

Tipos de permissão

É preciso ser administrador(a) Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn.
É possível conectar apenas com o login e a senha Twitter (X), Threads, BlueSky e TikTok.

 

Após selecionar uma rede social, o v-tracker redirecionará você para a interface da plataforma escolhida. Para concluir a inclusão da conta, é necessário aceitar todas as diretrizes e permissões solicitadas pela rede social.

 

Após adicionar uma rede social, retorne à tela do v-tracker para revisar todas as funcionalidades integradas disponíveis para cada plataforma:

Cada linha apresentada na imagem acima é denominada linha de busca e corresponde a um tipo específico de coleta de dados. Por exemplo:

  • Posts e comentários: referem-se a conteúdos publicados no feed;

  • Mensagens: englobam conversas privadas ou inbox;

  • Rating: representam a nota em estrelas atribuída à página;

  • Tagueamentos: ocorrem quando um usuário menciona o @ da sua página em outras postagens.

 

Fonte de Dados e Filtros

Na última seção da configuração das coletas, revise se todas as informações estão corretas e salve o monitoramento.


 

Status da Busca

Após salvar o monitoramento, coluna de filtros, você encontrará um botão chamado Pausar, que permite monitorar o status atual da busca:

 

Com essa funcionalidade, é possível verificar se a busca está sendo executada com sucesso, se foi pausada ou se ocorreu algum erro. Abaixo, apresentamos os diferentes status que a busca pode exibir:

  • Pausar: Este status indica que a busca está ativa e funcionando corretamente. Ao clicar neste botão, a busca será pausada;
  • Despausar: Este status mostra que a busca está pausada. Ao clicar, você reativará a busca;
  • Despausar (com aviso de erro): Este status indica que, ao tentar executar a busca, um impedimento foi encontrado, resultando em um aviso de erro.

 

Insights

Para coletar também as métricas dos seus posts proprietários, retorne à edição do monitoramento e navegue até a seção Fonte de Dados. Lá, ative a opção de Insights e, em seguida, não se esqueça de salvar as alterações realizadas no monitoramento: