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O v-ask: Uma Nova Era no Social Listening

Você já se perguntou se um post foi feito por uma pessoa ou um bot? 🤔 Essa é uma pergunta que muitos de nós fazemos ao navegar pelas redes sociais. E se você trabalha com marketing digital ou gerenciamento de redes sociais, é provável que seus clientes já tenham feito essa pergunta antes.

Responder a essa pergunta pode ser complicado. Afinal, nas redes sociais, temos apenas os dados da postagem e não da pessoa que a publicou. Não temos acesso a dados demográficos, faixa etária, sexo, classe social, entre outros. 👨‍👨‍👧‍👧

Mas e se houvesse uma maneira de ir além do Social Listening? E se pudéssemos trazer conversas, opiniões e informações fora do universo das redes sociais para dentro de nossa plataforma de análise? É aqui que entra o v-ask.

O que é o v-ask?

 

🧠🦾 O v-ask é uma funcionalidade do v-tracker que vai muito além do Social Listening. Com o v-ask, você pode fazer uma pergunta simples diretamente para a sua audiência. Você envia uma pergunta, e pessoas reais (no perfil que você procura) respondem diretamente. E o melhor de tudo, tudo isso é feito dentro da lei LGPD.

Estamos trazendo conversas, opiniões e informações fora do universo das redes sociais para dentro do v-tracker. Às vezes, tudo o que você mais queria era fazer uma pergunta simples diretamente para a sua audiência. Com esta funcionalidade, isso será possível.

Você envia uma pergunta, e pessoas reais (no perfil que você procura) respondem diretamente. Assim, todos os insights, filtros e relatórios que já temos na ferramenta para análise de dados de Social Listening, agora poderão ser usados também para análise de dados de fora da rede. E o melhor de tudo, tudo isso é feito dentro da LGPD.

Solucionando problemas e dores dos clientes

Praticamente todos os dias, recebemos demandas de nossos clientes como:

  • “Consigo pesquisar essa informação apenas em SP, apenas no RJ?”
  • "Tenho informações de Localização? Gênero? Idade? Classe social?“
  • “Como vou saber se essas postagens nas redes são bots, se são ou não fakes?”

Grande parte deles utilizam as redes também para fazer pesquisa de mercado, pesquisa de opinião, tentar levantar a satisfação / saúde de sua marca, gerenciar uma crise… Mas, nas redes sociais não temos as informações mais importantes para essas necessidades. Temos apenas os dados da postagem, e não da pessoa que a publicou. Não temos dados geográficos, de faixa etária, classe social entre outros.

Para contornar esses problemas, uma solução muito usada é partir para o modelo de pesquisa tradicional. No entanto, uma pesquisa tradicional é muito lenta, tem um custo muito elevado e requer o aprendizado de uma ferramenta para entender os resultados. Além disso, você acaba ficando com dados das redes sociais em uma ferramenta e os dados das pesquisas em outra.

Se você já passou por algum desses problemas, muitas vezes você só queria fazer uma simples pergunta rápida e com um custo viável. Essa funcionalidade do v-tracker foi criada pensando exatamente nisso. No lugar de fazer uma busca passiva nas redes sociais, nossos usuários poderão perguntar de forma ativa.

Agora, o usuário v-tracker vai escrever suas perguntas, escolher qual tipo de resposta quer para cada pergunta (Texto, Áudio, Sim/Não, 0-5), escolher entre diversos filtros (Sexo, Faixa Etária, Localização, Critério Brasil…) e por último escolher quantas pessoas quer como respondente. Simples Assim!

Em algumas horas (muitas vezes bem mais rápido que buscar nas redes sociais), o v-tracker irá apresentar as respostas dessas perguntas como se fossem mais uma fonte de dados. E então você pode comparar os dados das respostas dessa pergunta, com os dados que você encontrar nas redes sociais de forma simples e ágil.

A importância de ir além do Social Listening

Cada dia estamos tendo menos informações nas redes sociais, os dados estão mais difíceis. O Facebook e o Twitter fornecem dados anonimizados, não temos nenhuma informação de quem fez aquele post.

Além disso, as redes sociais não respondem todas nossas perguntas. Têm conteúdo que não temos resposta nas redes sociais e quando temos respostas, não temos total controle sobre a amostra que vem das redes. Será uma amostra representativa? O tom das redes é o mesmo tom da vida real? O que muitas vezes vemos nas redes é um viés mais negativo, de ataque, conteúdos fakes, robôs, dados sujos. Temos que ter muito cuidado ao usar como uma verdade.

Com essa  funcionalidade, iremos unir em uma única ferramenta todos esses dados ativos e passivos. Assim, usuários v-tracker terão a possibilidade de comparar esses dados e enxergar de forma simples se realmente o viés das redes é real.

Em nossos cases, ficou muito forte esse viés da rede. Algo que estava muito negativo nas redes que, quando perguntado para "pessoas reais”, tinha outra percepção.

A importância dos dados demográficos

Entender quem são essas pessoas que estão falando é tão ou mais importante quanto o que estão falando! Às vezes, não conseguimos nem saber se realmente são pessoas ou bots que estão ali falando.

É muito arriscado tomar decisões assim. Uma informação fake disparada por um grupo de bots pode mudar sua interpretação da realidade. Ter dados demográficos e ainda totalmente confiáveis lhe garante uma qualidade na sua análise.

Ficou curioso (a) para saber os insights dessa funcionalidade? Veja os Cases realizados pelo

v-tracker com o v-ask!


 

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Conclusão

A funcionalidade v-ask do v-tracker representa um avanço significativo no campo do Social Listening. Ao permitir que os usuários façam perguntas diretamente à sua audiência e recebam respostas de pessoas reais, o v-ask oferece uma maneira mais precisa e confiável de coletar e analisar dados. Com o v-ask, você pode ter certeza de que está tomando decisões informadas baseadas em informações confiáveis e precisas.