É provável que você já tenha se deparado com a situação de acessar seus monitoramentos e perceber que não foram coletados comentários em uma postagem, ou que as mensagens na caixa de entrada e directs da página do seu cliente não estão visíveis, ou ainda que não há registros de atividades nas últimas horas.
Uma das causas comuns desse cenário é a invalidação das contas pelas redes sociais.
Os motivos para a invalidação de uma conta são variados, e neste texto, vamos apresentar os principais, além de fornecer orientações sobre como corrigir esse problema.
Dica: Habilite o acesso às mensagens do Instagram. Clique e veja o passo a passo. 👇
Antes de começarmos é importante que você tenha todas as permissões necessárias que o Facebook/Instagram necessitam. Veja como conferir isso:
Passo 1
Como identificar contas inválidas/com erros no v-tracker?
Para visualizar as contas cadastradas no v-tracker, vá no menu Atendimento 2.0 e clique na opção de Contas.
Na tela das contas, na coluna “Autorizar”, aparecerá uma exclamação vermelha indicando que determinada conta está inválida ( ! ).
Quais são as principais causas de invalidação de contas?
As causas mais comuns são:
– Mudança de senha da respectiva conta:
Muitas vezes o cliente dá acesso (dados de login/senha) para que a autorização seja feita no v-tracker. Porém, após a autorização ser feita no v-tracker, por questões de segurança, essa pessoa faz a alteração desses dados de login/senha. Esse procedimento invalidará a conta no v-tracker, que precisará ser autorizada novamente.
– Perder acesso como administrador da página/perfil (para Facebook e Instagram Business):
Nesse caso o responsável por essa conta no v-tracker tem o acesso de administrador liberado para que faça a conexão e depois da conexão é retirado o status de administrador. Isso também invalidará a conta.
– Questões de segurança da própria rede:
A própria rede por questões de segurança, por notarem alguma atividade incomum ou suspeita, invalida o acesso de determinada conta. Na maioria dos casos basta fazer a reautorização no v-tracker.
– Atualização do Facebook
Quando há a atualização do Facebook referente ao formato de autorização/Reautorização das contas.
É possível prevenir outras causas potenciais de invalidação adotando algumas precauções no processo de autorização e manutenção dessas contas.
No caso de Facebook e Instagram é muito comum uma mesma pessoa ser administrador de várias páginas e ter acesso a mais de uma conta empresarial (Meta Business Suite). Com isso é importante verificar sempre a conta que está conectando na plataforma e não confundir as contas. Você pode verificar o gerenciamento das suas páginas/perfis clicando no link.
Você será redirecionado para a área de gerenciamento do META.
Passo 2
Descubra como reautorizar suas contas no v-tracker!
No nosso exemplo, iremos realizar a reautorização da nossa conta conectada no v-tracker. Ao clicar no botão "Reautorizar", você será redirecionado para o Facebook, onde deverá conceder as permissões de acesso.
Atenção:
Na primeira tela, clique no botão "Editar configurações anteriores". É importante não pular essa etapa para que a reautorização dê certo e funcione corretamente. Faça esse passo a passo com muita atenção.
Na próxima tela teremos duas opções:
Se houver qualquer dúvida selecione a primeira opção (Aceitar em todas as empresas atuais e futuras. ) e clique sobre o botão “Continuar”. E siga os próximos passos que o Facebook indicar.
Ao clicar na segunda opção: Aceitar apenas as empresas atuais, serão disponibilizadas as contas empresariais que o seu perfil de administrador do Facebook tem o acesso.
Selecione TODAS as contas empresariais com acesso ao v-tracker.
Atenção: é importante não desabilitar nenhuma página autorizada anteriormente.
Caso tenha dúvida, selecione todas as contas.
Na próxima tela, selecione TODAS as páginas com acesso ao v-tracker. Nesse passo é importante não desabilitar nenhuma página. As páginas destacadas estão vinculadas no v-tracker e a página desabilitada ainda não foi vinculada. Veja o exemplo abaixo.
Caso tenha dúvida, selecione todas as contas.
Na próxima tela, selecione TODAS as contas de Instagram que foram vinculadas no v-tracker. É importante não desabilitar nenhuma página.
Caso tenha dúvida, selecione todas as contas.
Após autorizar as páginas corretamente, clique em Continuar e na próxima tela, em Salvar.
Ao clicar em salvar, você será conectado ao aplicativo do v-tracker no Facebook. Na próxima tela será indicado o link do painel “Integrações comerciais”, onde poderá consultar o aplicativo com as permissões de acesso, editar ou remover.
No primeiro acesso, todas as permissões são habilitadas por padrão. Como indicado no final do passo a passo em: META - Integrações Comerciais
Ao clicar sobre o botão “Entendi”, você será redirecionado para o v-tracker, onde irá clicar sobre a página que está reautorizando.
Em seguida, no rodapé da tela retornará uma mensagem de sucesso, indicando que a página foi reautorizada e o aviso que vimos no começo do artigo não estará disponível.
Pronto! Você reautorizou a sua página/perfil no v-tracker e agora a coleta irá normalizar.
PERMISSÕES NECESSÁRIAS NO FACEBOOK / INSTAGRAM
Para o correto funcionamento no v-tracker, as contas de Facebook e Instagram precisam ter todas as permissões necessárias liberadas.
Para verificar e editar essas permissões no Facebook, você pode acessar este link: https://www.facebook.com/settings/?tab=business_tools
Ao acessar o painel, habilite todas as permissões e clique sobre o botão “Salvar”.
Nessa área, além da(s) página(s) que você quer autorizar / conceder as permissões, todas as páginas anteriormente autorizadas e em uso deverão permanecer marcadas.
IMPORTANTE: As páginas que forem desmarcadas se tornarão inválidas no v-tracker.
Deixe marcadas todas as páginas que irá utilizar no v-tracker.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com nosso suporte online via chat, disponível de Segunda à Sexta, das 9h às 12h e das 13h às 18h e também através do e-mail atendimento@vtracker.com.br.