Uma das funcionalidades exclusivas do v-tracker é o Grafo, que permite visualizar a similaridade entre as informações coletadas, como comentários, vídeos, tweets e outras interações ou menções nas redes sociais.
O Grafo é formado por Nodes "Nós" e Edges "Arestas", que representam os objetos e suas relações. Assim, você pode analisar um cenário específico de forma ampla ou detalhada.Um grafo é uma estrutura matemática que consiste de um conjunto de pontos chamados de nós e um conjunto de linhas chamadas de arestas que conectam esses pontos.
Um grafo pode ser usado para representar diferentes tipos de relações entre objetos ou dados.
Fique atento, para acessar este painel é preciso ter o acesso administrador ou de Gerente de monitoramento.
Para acessar a àrea dos Grafos, é só clicar no ícone "Inteligência" na barra lateral à esquerda, e depois selecionar a opção "Grafos", como no exemplo abaixo:
Ao acessar o painel de Grafos você encontrará duas seções. A primeira é para gerar o grafo e a segunda é a lista de Grafos gerados.
Parâmetros
Tipo do Grafo: Esse parâmetro define como as informações serão agrupadas no grafo, de acordo com diferentes critérios (tags, grupos, qualificações, etc).
Tipo do layout: O tipo do layout define a distribuição e forma de visualização dos nós que deverá ser utilizada no grafo
As opções existentes são: OpenOrd, Force Atlas 2, Radial Axis, Geolayout, Fruchterman Reingold. Caso tenha dúvida, utilize a opção 'Auto'.
Descrição: Descreva as informações e/ou objetivos relevantes do grafo.
Tempo máximo de execução do layout (em minutos): O grafo é capaz de identificar grupos comuns, pintando-os de cores similares, a modularidade define como agrupar os nós. Quanto maior a modularidade, menos grupos irá formar, ou seja, considerará grupos menos parecidos como iguais. Já com a modularidade baixa, mais grupos serão formados, grupos parecidos ainda serão considerados diferentes.
Para grafos de tags ou grupos, use valores entre 1 e 10. Valores mais altos (de 5 a 10) são melhores para casos com muitas tags/grupos.
Normalmente, o padrão de 1 é suficiente para a maioria dos grafos, mas para grafos muito grandes/muitas informações (por exemplo, para o de tags e /ou grupos), pode-se testar com uma modularidade maior (acima de 5 talvez).
Se o grafo que você criou tiver modularidade 1.0, mas a visualização não ficar clara, você pode experimentar aumentar a modularidade nesse caso.
Número mínimo de conexões: Número mínimo de conexões/ligações que um nó deve ter para participar do grafo.
Modularidade (decimal): A modularidade define como agrupar os nós. Recomenda-se valores de 1 a 10, sendo os valores maiores (de 5 a 10) recomendados para grafos de tags ou grupos que tenham muitas tags/grupos.
Outras opções: Você pode habilitar/desabilitar os formatos que receberá por e-mail (o mesmo cadastrado no v-tracker).
Monitoramento: Selecione o monitoramento que será usado para gerar o grafo.
Filtre por termos/palavras (opcional): Digite os termos/palavras que deseja incluir no grafo, apenas as ocorrências que contêm os termos/palavras digitados que serão usadas para criar o grafo.
Data Inicial: Somente as ocorrências a partir desta data serão consideradas;
Data Final: Somente as ocorrências até está data serão consideradas;
As opções abaixo são indicadas para filtrar as informações que serão utilizadas para gerar o grafo e precisam ser enriquecidas antes.
Filtro por Amostra: Selecione uma amostra criada na listagem de ocorrências e gere o Grafo a partir dela. Saiba mais no link:
Filtro por serviços/redes: Selecione os serviços disponíveis no monitoramento, por exemplo: Facebook Posts/Comentários. Ao selecionar um serviço, todas as ocorrências dele serão utilizadas para gerar o grafo.
Filtro por grupo de publicadores: Quais grupos de publicador serão usados para a geração do grafo. Saiba mais no link:
Filtro por tags: Quais tags serão usadas para filtrar? Aqui você poderá selecionar as tags que serão utilizadas para gerar o Grafo, sendo possível também selecionar quais as tags não devem ser utilizadas. Ajuste o filtro de forma a atender a sua demanda.
Qual formato gerar o Grafo?
Ao finalizar as configurações do Grafo, serão apresentados dois botões “Exportar CSV” e “Requisitar”.
Exportar CSV: Ao selecionar essa opção poderá exportar os arquivos “Nodes” (Nós) e Edges (arestas) no formato CSV como planilha para que possam utilizar como desejar.
Requisitar: O Grafo será gerado no v-tracker e disponibilizado para ser visualizado através de um link que poderá ser compartilhado para todos da equipe ou fora dela.
Ao clicar sobre um dos botões o arquivo será processado.
Ao finalizar, clique sobre link disponibilizado no ícone de envelope ou acesse o painel de Grafos e confira o arquivo que foi gerado.
e ao final estará disponível no ícone de envelope ao lado com uma notificação.
Ao clicar no link será redirecionado para a tela do Grafo e aqui deixamos um exemplo para que possa visualizar.
Uma forma de se destacar no mercado é usar nossa ferramenta, que oferece dados reais e confiáveis para embasar suas decisões. Com ela, você pode explorar os pontos fortes da sua marca e identificar as fraquezas dos seus concorrentes, atraindo mais clientes e aumentando suas vendas. Portanto:
Não perca tempo e invista na nossa ferramenta, que é a melhor opção para o seu negócio. Ela vai te dar acesso a uma inteligência de dados de qualidade e diferenciada.