C&A, Patolino e a Calça de Shopping: um meme que virou produto.

A C&A ouviu o público e aproveitou o insight dos memes do Patolino e sua Calça de Shopping para criar uma coleção e gerar vendas.

C&A, Patolino e a Calça de Shopping: um meme que virou produto.

Você ficou sabendo do meme do Patolino e da Calça de Shopping?

Trata-se de uma brincadeira que surgiu nas redes sociais, onde as pessoas postavam fotos usando calças largas e coloridas, que lembravam as que eram vendidas nos shoppings nos anos 90.

Os internautas aproveitaram um trecho do desenho do Pernalonga e Patolino, para associar o modelo de calça que voltou à tona nas últimas tendências de moda.

Foto: Reprodução/Warner Bros./Canaltech

O meme fez tanto sucesso que a C&A, uma das maiores redes de lojas de roupas do Brasil, decidiu criar uma calça inspirada na tendência.

A C&A lançou a Calça de Shopping em seu site e nas lojas físicas, com quatro opções de cores e estampas. A peça custa R$ 99,99 e tem um corte solto e confortável. A marca também fez uma campanha nas redes sociais, convidando os consumidores a compartilharem suas fotos usando a calça com a hashtag #CalçadeShoppingC&A.

Alguns famosos e influenciadores digitais também entraram na onda e divulgaram a calça em seus perfis, como a cantora Anitta, o humorista Whindersson Nunes e a apresentadora Fernanda Paes Leme.

Aproveitamos para fazer uma análise de Social Listening sobre o assunto

Analisamos o termo: Calça de Shopping.

E pegamos o recorte de dois meses, entre as datas 20/04 até 22/06 de 2023, quando o meme começou a reverberar.

Resultados:

  • 861 ocorrências
  • 4,6 milhões de pessoas alcançadas
  • 569 públicos únicos (Indica quantos publicadores únicos foram encontrados e qual rede possui a maior quantidade, de acordo com o filtro aplicado.)

O horário de pico foi entre às 12-14h, com um total de 272 ocorrências na Quarta (21/06).

Quando a Maria Carregal fez o post no linkedin mencionando sobre a marca C&A e a Calça de Shopping, o post viralizou na rede social.

Mas, afinal quem é esse público e como eles reagiram à novidade?

67% do público é feminino e 26% é masculino, enquanto 7% não foi identificado.

Veja que existem três palavras principais que comandam o assunto: Patolino, C&A e Calça de Shopping. O nome da marca fica entre as duas palavras mais comentadas nas redes sociais, enquanto as outras relatam a vontade do consumidor:

Quero

Comprar

Preciso

Usando

 

A C&A soube aproveitar o momento e criar um produto que atendesse aos desejos do seu público-alvo, gerando engajamento, visibilidade e vendas.

Outras marcas que já usaram o social listening para criar produtos ou campanhas baseados em memes ou tendências foram a Netflix, com o filme Bird Box; o Burger King, com o Whopper Furioso; e a Coca-Cola, com o Desafio da Tampinha.

Esse é um exemplo de como o social listening foi importante para a C&A, extrapolando o mundo dos memes para um produto que, por ter sido um pedido do público, estourou em vendas!

Fonte: Geek Publicitario

Aqui no v-tracker sempre reforçamos a ideia de ouvir seu público, medir a temperatura de satisfação dos consumidores e ficar de olho em oportunidades de insights para gerar cases de sucesso como o da C&A e a Looney Tunes!

Se você trabalha com insights e quer ficar por dentro dos principais acontecimentos, use o v-tracker, faça uma análise completa em tempo real.

Quem sabe o próximo case pode ser o da sua marca!