Aprenda a registrar até 1000 ocorrências no v-tracker!
Uma das características do v-tracker é a possibilidade de inserir manualmente as ocorrências que você encontra na web, preenchendo dados como título, descrição, link, data e impressões.
E se eu te dissesse que existe uma maneira ainda mais eficiente de realizar esse cadastro? É verdade! Você pode registrar até 1000 ocorrências de uma só vez utilizando uma planilha do Excel ou Google Sheets. Quer descobrir como fazer isso?
Então, siga o passo a passo que eu vou te mostrar a seguir!
Passo um
Entre no v-tracker e navegue até a seção Monitoramento, selecionando a opção Cadastro de Ocorrências em Massa.
Passo dois
Clique no botão Download Template para baixar a planilha modelo que você vai usar para preencher as informações das ocorrências.
Acesse a pasta de download do seu computador e abra a planilha:
Caso você não tenha instalado o Microsoft Excel na sua máquina, não se preocupe, é possível abrir a planilha no Google Sheets.
Antes de começar a preencher a planilha, faça algumas configurações para evitar erros na hora de importar os dados para o v-tracker:
- Formate todas as células da planilha como Texto. Isso vai evitar que os dados sejam alterados automaticamente pelo Excel ou pelo Google Sheets;
- Remova as colunas que não têm título. Deixe apenas as colunas que têm os nomes dos campos que você vai preencher;
- Remova as linhas que estão vazias. Deixe apenas as linhas que têm os dados das ocorrências.
Agora, você está pronto para preencher a planilha com os dados das ocorrências que deseja cadastrar no v-tracker. Para tornar esse processo mais simples, vamos passar por cada coluna da planilha e esclarecer como preenchê-las corretamente.
Importante: não é possível adicionar mais de 1.000 ocorrência por vez.
Veja o exemplo prático:
- Coloque o título da ocorrência, como o título de uma matéria de site ou blog.
- Se a ocorrência não tiver título, deixe a coluna em branco, mas não remova a coluna da planilha.
- Coloque o conteúdo completo da ocorrência na coluna. Você pode copiar e colar o texto da fonte original.
- Insira o link completo e válido da fonte da ocorrência para acesso posterior.
- Registre a data de publicação da ocorrência no formato dia/mês/ano (exemplo: 20/11/2023).
- Se a data exata não for conhecida, use uma data aproximada.
- Insira o número total de seguidores do publicador responsável pela publicação.
- 2300 (sem vírgulas ou ponto final). Se não encontrar essa informação, deixe a célula em branco.
Ocorrências Manifestações
- Coloque o número total de manifestações (curtidas, aplausos, corações, etc.) na publicação.
- Caso não encontre essa informação, deixe o campo em branco.
Linguagem da Ocorrência
- Adicione o idioma em que a ocorrência foi escrita (exemplo: português, inglês, espanhol).
- Não abreviar o idioma para evitar erros no vínculo no v-tracker.
Ocorrência Thumbnail
- Insira o link da imagem que representa a publicação.
- Se não encontrar a imagem, deixe o campo em branco.
Nome do Publicador
- Coloque o nome do publicador (nome da página, site ou autor responsável pela publicação).
Publicador Link
- Insira o link do perfil, página ou site do publicador.
Publicador URL Foto
- Insira a URL da imagem do perfil do publicador.
- Se não encontrar a URL da imagem, use outra imagem como referência. Esta informação é obrigatória.
Passo três
Após preencher todas as informações das ocorrências na planilha, salve o arquivo no seu computador e, em seguida, faça o upload para o seu Google Drive. Com isso, você poderá importar os dados diretamente para o v-tracker.
Agora, retorne à tela de Cadastro de Ocorrências em Massa no v-tracker. Selecione o monitoramento que irá imputar as ocorrências:
Selecione a busca que identificará as ocorrências cadastradas. Por exemplo, LinkedIn Posts/Comentários, pois iremos cadastrar uma ocorrência de LinkedIn.
Agora, clique sobre o botão Escolher Arquivo, navegue até a pasta em que salvou a planilha e selecione clicando sobre o botão Abrir.
Com a planilha selecionada, clique em Upload:
Aguarde alguns instantes enquanto o v-tracker analisa os dados da planilha e identifica possíveis erros ou inconsistências.
Caso não haja nenhum erro, uma mensagem de confirmação aparecerá na tela, indicando que as ocorrências foram registradas com sucesso.
Deu erro, e agora?
Se houver algum erro ou inconsistência nos dados da planilha, você vai ver uma mensagem de alerta na tela. Retorne na planilha e verifique se:
- A data está correta: dia/mês/ano;
- Os números foram adicionados sem vírgulas ou pontos;
- A planilha está em formato texto.
Se, após todas as verificações, o erro continuar a ocorrer, não hesite em entrar em contato com nosso suporte para que possamos auxiliá-lo.
Passo quatro
Após o carregamento, as ocorrências serão exibidas na lista de forma organizada:
Para facilitar a localização das ocorrências que você cadastrou manualmente, utilize o filtro Cadastradas Manualmente. Caso queira ocultar essas ocorrências, basta alterar a chave para NÃO.
Com essa abordagem, você agora possui a capacidade de registrar até 1.000 ocorrências simultaneamente no v-tracker, utilizando uma planilha do Excel ou Google Sheets!