Como cadastrar ocorrências em massa?

Aprenda a registrar até 1000 ocorrências no v-tracker!

Uma das características do v-tracker é a possibilidade de inserir manualmente as ocorrências que você encontra na web, preenchendo dados como título, descrição, link, data e impressões.

E se eu te dissesse que existe uma maneira ainda mais eficiente de realizar esse cadastro? É verdade! Você pode registrar até 1000 ocorrências de uma só vez utilizando uma planilha do Excel ou Google Sheets. Quer descobrir como fazer isso?

Então, siga o passo a passo que eu vou te mostrar a seguir!

Passo um

Entre no v-tracker e navegue até a seção Monitoramento, selecionando a opção Cadastro de Ocorrências em Massa.

Passo dois

Clique no botão Download Template para baixar a planilha modelo que você vai usar para preencher as informações das ocorrências.


Acesse a pasta de download do seu computador e abra a planilha:

Caso você não tenha instalado o Microsoft Excel na sua máquina, não se preocupe, é possível abrir a planilha no Google Sheets.

 

 

 

Antes de começar a preencher a planilha, faça algumas configurações para evitar erros na hora de importar os dados para o v-tracker:

  • Formate todas as células da planilha como Texto. Isso vai evitar que os dados sejam alterados automaticamente pelo Excel ou pelo Google Sheets;
  • Remova as colunas que não têm título. Deixe apenas as colunas que têm os nomes dos campos que você vai preencher;
  • Remova as linhas que estão vazias. Deixe apenas as linhas que têm os dados das ocorrências.

Agora, você está pronto para preencher a planilha com os dados das ocorrências que deseja cadastrar no v-tracker. Para tornar esse processo mais simples, vamos passar por cada coluna da planilha e esclarecer como preenchê-las corretamente.

 

Importante: não é possível adicionar mais de 1.000 ocorrência por vez.

 

Veja o exemplo prático:

 

Ocorrência Título
  • Coloque o título da ocorrência, como o título de uma matéria de site ou blog.
  • Se a ocorrência não tiver título, deixe a coluna em branco, mas não remova a coluna da planilha.
Ocorrência Descrição
  • Coloque o conteúdo completo da ocorrência na coluna. Você pode copiar e colar o texto da fonte original.
Ocorrência Link
  • Insira o link completo e válido da fonte da ocorrência para acesso posterior.
Ocorrência Data
  • Registre a data de publicação da ocorrência no formato dia/mês/ano (exemplo: 20/11/2023).
  • Se a data exata não for conhecida, use uma data aproximada.
Ocorrência Impressões
  • Insira o número total de seguidores do publicador responsável pela publicação.
  • 2300 (sem vírgulas ou ponto final). Se não encontrar essa informação, deixe a célula em branco.

Ocorrências Manifestações

  • Coloque o número total de manifestações (curtidas, aplausos, corações, etc.) na publicação.
  • Caso não encontre essa informação, deixe o campo em branco.

Linguagem da Ocorrência

  • Adicione o idioma em que a ocorrência foi escrita (exemplo: português, inglês, espanhol).
  • Não abreviar o idioma para evitar erros no vínculo no v-tracker.

Ocorrência Thumbnail

  • Insira o link da imagem que representa a publicação.
  • Se não encontrar a imagem, deixe o campo em branco.

Nome do Publicador

  • Coloque o nome do publicador (nome da página, site ou autor responsável pela publicação).

Publicador Link

  • Insira o link do perfil, página ou site do publicador.

Publicador URL Foto

  • Insira a URL da imagem do perfil do publicador.
  • Se não encontrar a URL da imagem, use outra imagem como referência. Esta informação é obrigatória.

Passo três

Após preencher todas as informações das ocorrências na planilha, salve o arquivo no seu computador e, em seguida, faça o upload para o seu Google Drive. Com isso, você poderá importar os dados diretamente para o v-tracker.

Agora, retorne à tela de Cadastro de Ocorrências em Massa no v-tracker. Selecione o monitoramento que irá imputar as ocorrências:


Selecione a busca que identificará as ocorrências cadastradas. Por exemplo, LinkedIn Posts/Comentários, pois iremos cadastrar uma ocorrência de LinkedIn.


Agora, clique sobre o botão Escolher Arquivo, navegue até a pasta em que salvou a planilha e selecione clicando sobre o botão Abrir.

Com a planilha selecionada, clique em Upload:


Aguarde alguns instantes enquanto o v-tracker analisa os dados da planilha e identifica possíveis erros ou inconsistências.

Caso não haja nenhum erro, uma mensagem de confirmação aparecerá na tela, indicando que as ocorrências foram registradas com sucesso.

Deu erro, e agora? 


Se houver algum erro ou inconsistência nos dados da planilha, você vai ver uma mensagem de alerta na tela. Retorne na planilha e verifique se: 

  • A data está correta: dia/mês/ano;
  • Os números foram adicionados sem vírgulas ou pontos;
  • A planilha está em formato texto.

Se, após todas as verificações, o erro continuar a ocorrer, não hesite em entrar em contato com nosso suporte para que possamos auxiliá-lo.

Passo quatro

Após o carregamento, as ocorrências serão exibidas na lista de forma organizada:

Para facilitar a localização das ocorrências que você cadastrou manualmente, utilize o filtro Cadastradas Manualmente. Caso queira ocultar essas ocorrências, basta alterar a chave para NÃO.

Com essa abordagem, você agora possui a capacidade de registrar até 1.000 ocorrências simultaneamente no v-tracker, utilizando uma planilha do Excel ou Google Sheets!