Como construir um modelo de Inteligência Artificial?

Realize um modelo de I.A para sentimentalizar ocorrências.

Para criar um modelo de inteligência artificial eficiente, é fundamental começar com a classificação manual das ocorrências. Essa classificação servirá como base de referência para o desenvolvimento do modelo de IA.

Amostragem

Selecione um período que inclua, no mínimo, 150 ocorrências para serem qualificadas manualmente. É importante que, deste total, no mínimo 15% sejam ocorrências Positivas, 15% Negativas e 15% Neutras, garantindo assim uma alta precisão no modelo.

Para qualificar as ocorrências, navegue até a lista de ocorrências e utilize o Filtro de Data para selecionar o período que deseja classificar. Em seguida, inicie o processo de sentimentalização, onde você irá categorizar as ocorrências de acordo com suas respectivas classificações.


 

Concluída a classificação das ocorrências do período escolhido, é hora de avançar para a criação do novo modelo de Inteligência Artificial. Para isso, dirija-se ao painel intitulado "Modelo de Inteligência Artificial".



Na janela de criação do modelo de I.A há três abas para serem preenchidas.

Dados

  • Adicione o nome;
  • Selecione o tipo do modelo: Sentimento/SPAM;
  • Clique no próximo.

Monitoramentos

Escolha o monitoramento que deseja utilizar:


Informações

Selecione o período utilizado na qualificação manual das ocorrências.

O modelo entrará em processamento e será disponibilizado na "Lista de Modelos" dentro do painel de Modelos de I.A. As informações apresentadas, são:

  • Nome: Nome do modelo de I.A;
  • Tipo: O modelo pode ser de "Sentimentalização" ou "SPAM";
  • Certeza Atual/ Último treino: Porcentagem referente a acurácia do modelo. Quanto maior a porcentagem, melhor será a assertividade da I.A;
  • Fase: Fase da I.A, podendo ser de Treinamento, Classificando ou Classificnado e com treino pendente;
  • Último treino: Data do último treino;
  • Ativo: Ativo está indicando como "Sim" e se inativo, está como "Não";
  • Ações: Utilize os botões de ação para Editar o modelo, Treinar/Retreinar, Pausar/Despausar a aplicação do modelo, Ativar/Inativar o modelo de I.A. Ao pousar o mouse sobre uma opção será indicado a ação do botão.

Agora, verifique se o modelo foi ativado corretamente. Para isso, acesse a edição do monitoramento que foi sentimentalizado. 



Na edição do monitoramento, clique para expandir as opções de "Qualificação/ sentimentos" e habilite a I.A criada. Pode ocorrer da I.A já estar selecionada, por isso, acesse as opções para confirmar.



Após habilitar a classificação pelo modelo de I.A criado, salve o monitoramento. 


 

As novas ocorrências coletadas já serão classificadas pelo novo modelo de I.A.