Veja como o v-ask pode aprofundar sua operação de Social Listening

O v-ask é uma funcionalidade do v-tracker que permite realizar pesquisas quantitativas e qualitativas diretamente com a audiência desejada. Com ele você direciona perguntas específicas para seu público por meio de um aplicativo de pesquisa.

O v-ask é uma funcionalidade do v-tracker que permite realizar pesquisas quantitativas e qualitativas diretamente com a audiência desejada. Com ele você direciona perguntas específicas para seu público por meio de um aplicativo de pesquisa, diferente das redes sociais (social listening), por exemplo, onde a opinião do público é totalmente espontânea.

Ao integrar os dados do v-ask você terá análises mais completas e resultados mais concretos.

Como funciona o v-ask?

A partir de um briefing que orienta qual o perfil de público o cliente deseja obter respostas e o que ele precisa saber para gerar insights em sua operação, também neste momento é definido o período de coleta e uma média de respostas obtidas.

Essas perguntas serão adicionadas em um aplicativo de pesquisa que dispara para uma base previamente verificada, trazendo mais assertividade no perfil buscado pelo cliente.

Assim que o público alvo responde e, em tempo real, as respostas são computadas, organizadas e disponibilizadas no painel v-ask.

Passo a passo do v-ask

Solucionando problemas e dores dos clientes

Praticamente todos os dias, recebemos demandas de nossos clientes como:

  • “Consigo pesquisar essa informação apenas em SP, apenas no RJ?”
  • "Tenho informações de Localização? Gênero? Idade? Classe social?“
  • “Como vou saber se essas postagens e comentários nas redes são bots, se são ou não fakes?”

Grande parte desses clientes utilizam as mídias sociais também para realizar pesquisa de mercado, pesquisa de opinião, tentar levantar a satisfação / saúde de sua marca ou gerenciar uma crise. E o v-ask foi criado pensando em aprofundar as informações, agora, com a orientação ativa de perguntas direcionadas, indo além do social listening.

Desta forma, é possível criar um formulário de perguntas combinando:

  • Sugestões de respostas em Texto, Áudio, Sim/Não, 0-5.
  • Filtros demográficos como: Sexo, Faixa Etária, Localização
  • Escolher quantidade de respondentes ou horas para rodar a pesquisa.

Em menos de 48h é possível visualizar o resultado das perguntas em um painel exclusivo do v-ask, onde você poderá filtrar os dados conforme necessário, exemplo: dados demográficos, gênero, idade, classe social, entre outros.

E então é possível comparar os dados das respostas dessa pergunta, com os dados que você encontrar nas redes sociais de forma simples e ágil.

Estudo de caso: Show da Madonna

Relatório v-ask - Show da Madonna

Vamos exemplificar com a pesquisa sobre o Show da Madonna, que ocorreu no dia 4 de maio de 2024. Rodamos o v-ask por 48h na praça Brasil, e coletamos 1037 respostas do formulário que continha 08 perguntas.

Relatório v-ask - Show da Madonna

Principais insights

  • Quase 40% dos respondentes assistiram ao show da Madonna na noite de sábado.
  • 26% da população acompanhou a transmissão pelos canais oficiais (Globo, Globoplay, Multishow).
  • 13% acompanhou pela internet e redes sociais → quanto mais jovem, maior peso tem este meio (18-24 anos = 22%)
  • Madonna fala mais com o público AB: Quase 60% do público de classes AB alegou ter assistido ao show e apenas 35% do público CDE o fez.
  • Mesmo após o show, quase 70% dos respondentes procuraram ou receberam mensagens sobre o evento, sendo 37% pela internet e redes sociais, 24% pela televisão e 9% por mensagens (whatsapp / telegram).
  • Quando analisamos os Patrocinadores (Itaú e Heineken), o banco Itaú foi a marca mais lembrada e associada ao show da Madonna, estando até 3X mais presente em menções de quem assistiu ao show do que os que não acompanharam o evento.
  • Itaú / público que assistiu = 41%
  • Itaú / público que NÃO assistiu = 16%
  • Heineken / público que assistiu = 15%
  • Heineken / público que NÃO assistiu = 5%

A participação de artistas brasileiros também foi aprovada pelo público.

  • 67% gostam de ver essa interação de grandes artistas internacionais com os nossos artistas, e este número sobe para 85% quando analisamos apenas quem assistiu ao espetáculo.

Além destas descobertas, foi possível aprofundar o entendimento quanto à temática de Diversidade, conteúdo provocativo, empoderamento e performance da artista.

Relatório v-ask - Show da Madonna

Dica final

Levantar hipóteses em um listening com temática aberta como por exemplo:

O que estão falando sobre o Show da Madonna?

(veja aqui nossa análise de listening: #MadonnaInRio)

Após a análise e insights iniciais, seguir com o v-ask orientando perguntas como, por exemplo:

  1. O que mais te marcou no show da Madonna?
  2. Qual foi a marca que você mais associou a esse evento?
  3. Onde você assistiu?

Conclusão

Esse é apenas um exemplo das diversas possibilidades que oferecemos ao cruzar análise de Social Listening com as perguntas direcionadas de v-ask. Essa funcionalidade representa um avanço significativo no campo do Social Listening.

Ao permitir que os usuários respondam a perguntas direcionadas, o v-ask oferece uma maneira mais precisa e confiável de aprofundar a análise de dados.

 

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