Como requisitar dados do v-tracker via API?

Aprenda passo a passo como autenticar, acessar endpoints e recuperar dados usando a API do v-tracker.

Neste guia, iremos apresentar um procedimento detalhado, passo a passo, para que você possa requisitar os dados via API do v-tracker!

 

Como gerar o token de acesso?

1. Acesse o painel Meu Perfil na plataforma:

2. Dentro do painel, localize a opção Acesso a API e clique sobre o botão Gerar. Esse token será o seu meio de autenticação para fazer as requisições na API:

 

Como requisitar os dados?

Acesse a documentação da API do v-tracker, que contém uma lista completa de todos os Endpoints disponíveis, além de orientações detalhadas para a execução das requisições: https://api2.vtracker.com.br/api-doc/index.html.

 

 

Ocorrências

Para requisitar os dados das ocorrências coletadas, siga os passos abaixo:

 

1. Obtenha a chave de acesso: Primeiramente, certifique-se de ter gerado sua chave de acesso (key):

Endpoint: /monitoramentos/listar

URL: https://developers.vtracker.com.br/api/rest/monitoramentos/listar?key={chave}

Certifique-se de substituir os colchetes “{}” nas URLs fornecidas pelos IDs correspondentes que você deseja utilizar.

2. Liste os monitoramentos disponíveis: Utilize a chave de acesso para listar os monitoramentos que permitem a busca de ocorrências.

Endpoint: /monitoramentos/{id}/buscas

URL: https://developers.vtracker.com.br/api/rest/monitoramentos/{id}/buscas?key={chave}

3. Recupere as ocorrências: Com o ID do monitoramento escolhido, você pode listar as ocorrências, aplicando parâmetros como datas, sinceId e a data da última atualização.

Endpoint: /ocorrencias/listar

URL: https://developers.vtracker.com.br/api/rest/ocorrencias/recuperar?key={chave}&monitoramentoId={monitoramento_id}&ocorrenciaId={ocorrencia_id}

Cada chamada à API retorna um máximo de 200 itens, correspondendo a 200 ocorrências. Caso o período consultado contenha mais de 200 ocorrências, é necessário utilizar o filtro "SinceId" ou o parâmetro "proximaPagina" para acessar os resultados adicionais. Vale ressaltar que não é possível recuperar mais de 200 itens em uma única chamada.


  • Exemplo onde foram requisitadas todas as páginas:
    "sinceId": "20065389",
    "proximaPagina": null
    }
  • Exemplo da API contendo mais dados:
    ],
    "sinceId": "22154982",
    "proximaPagina": "/ocorrencias/listar?sinceId={sinceId}&dataInicio=[dataincio}&monitoramentoId={id}&key={key}
    }

Tickets

Passo a passo para utilizar a API de Tickets:

 

1. Gerar a chave de acesso: Certifique-se de que você já possui sua chave de acesso (key) gerada.

2. Listar níveis de tickets: Utilize a chave de acesso para consultar os níveis disponíveis para busca de tickets.

Endpoint: /niveis/listar

URL: https://developers.vtracker.com.br/api/rest/niveis/listar?key={chave}

Certifique-se de substituir os colchetes “{}” nas URLs fornecidas pelos IDs correspondentes que você deseja utilizar.

3. Consultar tickets por nível: Com o nível desejado em mãos, você pode listar os tickets correspondentes, aplicando parâmetros como sinceId e a data da última atualização.

Endpoint: /tickets/listar

URL: https://developers.vtracker.com.br/api/rest/tickets/listar?key={chave}&nivelId={nivelId}&sinceId={ticketId}

Além dos Endpoints mencionados, há outros disponíveis na API. Contudo, aqui focamos nos mais utilizados.

É importante ressaltar que o limite de 200 itens por chamada também se aplica a essas requisições. Para mais detalhes, consulte as informações específicas clicando aqui.

 

Dash

Para realizar a chamada do Dashboard, é essencial que você salve um filtro na listagem de ocorrências. Para orientações sobre como salvar um filtro, consulte o seguinte artigo: https://blog.vtracker.com.br/v-tracker/filtros-de-busca.

Após salvar o filtro, você pode proceder com a requisição do Dashboard. Abaixo, apresentamos um passo a passo para utilizar a API do Dashboard:

 

1. Certifique-se de que a chave de acesso (key) já foi gerada.

2. Liste os monitoramentos disponíveis que permitirão a criação do Dashboard.

Endpoint: /monitoramentos/listar

URL: https://developers.vtracker.com.br/api/rest/monitoramentos/listar?key={chave}

Certifique-se de substituir os colchetes “{}” nas URLs fornecidas pelos IDs correspondentes que você deseja utilizar.

3. Verifique os filtros associados ao monitoramento escolhido, pois esses filtros serão utilizados para criar ou atualizar o Dashboard.

Endpoint: /filtros/listar

URL: https://developers.vtracker.com.br/api/rest/filtros/listar?key={chave}&monitoramentoId={monitoramentoId}

4. Gere o Dashboard. Este será atualizado automaticamente, o que significa que não será necessário recriá-lo; basta chamar periodicamente o próximo endpoint.

Se você não conseguir copiar a chave, aguarde alguns minutos e gere-a novamente.

Endpoint: /graficos/gerarDash

URL: http://developers.vtracker.com.br/api/rest/graficos/gerarDash?key={chave}&monitoramentoId={monitoramentoId}&filtroId={filtroId}

5. Por fim, consulte os gráficos do Dashboard.

Endpoint: /graficos/dados

URL: http://developers.vtracker.com.br/api/rest/graficos/dados?key={chave}&codigo={dash_id}&tipo={tipo}

Para explorar os diferentes tipos de gráficos disponíveis, consulte a documentação da API e navegue até a seção Parâmetros disponíveis, onde você encontrará informações detalhadas sobre os Tipos de Dados do Dashboard:


Caso tenha alguma dúvida, você pode testar a URL da requisição da API diretamente no seu navegador. Para isso, construa a URL seguindo as orientações fornecidas anteriormente e, em seguida, execute-a no navegador para verificar os resultados.

 

Meu Consumo

1. Certifique-se de que a chave de acesso (key) foi gerada com sucesso.

2. Realize a consulta para verificar o consumo da empresa:

URL: https://developers.vtracker.com.br/api/rest/meuConsumo?key={chave}