Como realizar a reautorização de contas?

Descubra as causas da invalidação de contas e como resolver o problema.

É comum que você se depare com a situação de acessar seus monitoramentos e notar a ausência de comentários em uma postagem, ou que as mensagens na caixa de entrada e nos directs da página do seu cliente não estejam acessíveis. Além disso, pode acontecer de não haver registros de atividades recentes.

Uma das razões mais frequentes para esse tipo de problema é a invalidação das contas pelas redes sociais.

Os motivos para a invalidação de uma conta podem variar bastante. Neste artigo, abordaremos os principais fatores que podem levar a essa situação e ofereceremos orientações sobre como solucionar o problema.

Antes de prosseguirmos, é fundamental que você verifique se possui todas as permissões necessárias para acessar as funcionalidades do Facebook e do Instagram. A seguir, apresentaremos um guia prático para realizar essa conferência:

Permissões necessárias

Para acessar as contas registradas no v-tracker, dirija-se ao menu Atendimento 2.0 e selecione a opção Contas:

 

Na tela de contas, você poderá observar uma exclamação vermelha na coluna Autorizar, sinalizando que a conta em questão está inválida:

 

Principais causas de invalidação de contas

  • Mudança de senha da respectiva conta: Frequentemente, o usuário fornece acesso (login/senha) para que a autorização no v-tracker seja realizada. Entretanto, após a autorização, por motivos de segurança, essa pessoa pode alterar as credenciais de acesso. Essa mudança resultará na invalidação da conta no v-tracker, que precisará ser autorizada novamente.
  • Perder o status de administrador da página ou perfil (no Facebook e Instagram Business): Caso o responsável pela conta no v-tracker tenha seu acesso como administrador concedido para realizar a conexão, mas posteriormente perca esse status, a conta também será invalidada.
  • Questões de segurança da própria rede: As redes sociais podem invalidar o acesso a uma conta se detectarem atividades incomuns ou suspeitas, visando proteger a segurança dos usuários. Em muitos casos, a solução é simples: basta realizar a reautorização no v-tracker para recuperar o acesso.
  • Atualizações do Facebook: As mudanças nas políticas de autorização e reautorização das contas podem ocorrer com frequência. Essas atualizações podem impactar o acesso às funcionalidades e exigir que os usuários realizem um novo processo de autorização no v-tracker para restabelecer o acesso.

Para evitar outras possíveis causas de invalidação, é essencial adotar algumas precauções durante o processo de autorização e na gestão dessas contas.

No contexto do Facebook e Instagram, é comum que uma mesma pessoa administre várias páginas e tenha acesso a diversas contas empresariais (Meta Business Suite). Por isso, é fundamental sempre verificar a conta que você está conectando à plataforma, evitando confusões entre as diferentes contas.

Para facilitar essa verificação, você pode acessar a área de gerenciamento do META clicando aqui, onde encontrará todas as suas páginas e perfis organizados.

Reautorizar contas

Para exemplificar, vamos realizar a reautorização de uma conta que está conectada ao v-tracker. Ao clicar no botão Reautorizar, você será direcionado(a) para o Facebook, onde deverá conceder as permissões necessárias para o acesso.

  • Importante: Na primeira tela que aparecer, selecione o botão Editar configurações anteriores. Essa etapa não deve ser ignorada pois é fundamental para garantir que a reautorização ocorra corretamente. Siga cada passo com atenção para evitar problemas futuros.

Na tela seguinte, você encontrará duas opções disponíveis:

  • Aceitar todas as empresas atuais e futuras: Com essa opção, o v-tracker Social Media Tool terá acesso não apenas às suas empresas já existentes, mas também a todas as que você criar no futuro.

  • Aceitar apenas as empresas atuais: Ao escolher essa alternativa, o v-tracker Social Media Tool terá acesso apenas às empresas que você selecionar neste momento.

Caso tenha alguma dúvida, escolha a primeira opção (Aceitar em todas as empresas atuais e futuras) e clique no botão Continuar. Em seguida, siga cuidadosamente as instruções que o Facebook fornecer.

 

Ao optar pela segunda alternativa, Aceitar apenas as empresas atuais, você verá uma lista das contas empresariais às quais seu perfil de administrador do Facebook tem acesso.

É fundamental que você selecione todas as contas empresariais que estão conectadas ao v-tracker.

  • Atenção: Não desmarque nenhuma página que já tenha sido autorizada anteriormente.

Caso tenha inseguranças sobre quais contas selecionar, sugerimos que opte por marcar todas as contas disponíveis:

 

Aqui, novamente, você deve selecionar todas as páginas que possuem acesso ao v-tracker. É crucial que você não desmarque nenhuma página neste passo. As páginas que aparecem destacadas já estão vinculadas ao v-tracker, enquanto aquelas que estão desabilitadas ainda não foram conectadas. Confira o exemplo abaixo para melhor entendimento:

 

Realize o mesmo procedimento na seção do Instagram:

 

Depois de autorizar as páginas de forma adequada, pressione o botão Continuar e, na tela seguinte, selecione a opção Salvar:

 

Ao clicar em Salvar, você será direcionado para o aplicativo do v-tracker no Facebook. Na tela seguinte, será exibido o link para o painel Integrações Comerciais, onde você poderá visualizar o aplicativo, além de ter a opção de editar ou remover as permissões de acesso.

Na primeira vez que acessar, todas as permissões estarão ativadas por padrão. Essa configuração inicial é importante e é mencionada ao final do guia em META - Integrações Comerciais.

 

Ao clicar no botão Entendi, você será direcionado(a) de volta ao v-tracker, onde deverá selecionar a página que está sendo reautorizada:


Após concluir o processo, uma mensagem de sucesso aparecerá na parte inferior da tela, confirmando que a página foi reautorizada e que o aviso mencionado no início do artigo não estará mais visível.

 

Agora você concluiu a reautorização da sua página ou perfil no v-tracker, e o processo de coleta de dados voltará a funcionar normalmente!

Integrações Comerciais

Para que o v-tracker funcione corretamente, é fundamental que as contas do Facebook e Instagram tenham todas as permissões necessárias ativadas.

Para verificar e ajustar essas permissões no Facebook, clique aqui. É importante que você examine todas as opções disponíveis e ative aquelas que são relevantes para o seu uso.

Após acessar o painel, habilite todas as permissões necessárias e clique no botão Salvar para garantir que as configurações sejam aplicadas:

 

Ah, certifique-se de manter marcadas todas as páginas que você pretende utilizar no v-tracker!

Caso tenha alguma dúvida, não hesite em entrar em contato com nosso suporte através do e-mail: atendimento@vtracker.com.br.