Descubra as causas da invalidação de contas e como resolver o problema.
É comum que você se depare com a situação de acessar seus monitoramentos e notar a ausência de comentários em uma postagem, ou que as mensagens na caixa de entrada e nos directs da página do seu cliente não estejam acessíveis. Além disso, pode acontecer de não haver registros de atividades recentes.
Uma das razões mais frequentes para esse tipo de problema é a invalidação das contas pelas redes sociais.
Os motivos para a invalidação de uma conta podem variar bastante. Neste artigo, abordaremos os principais fatores que podem levar a essa situação e ofereceremos orientações sobre como solucionar o problema.
Antes de prosseguirmos, é fundamental que você verifique se possui todas as permissões necessárias para acessar as funcionalidades do Facebook e do Instagram. A seguir, apresentaremos um guia prático para realizar essa conferência:
Permissões necessárias
Para acessar as contas registradas no v-tracker, dirija-se ao menu Atendimento 2.0 e selecione a opção Contas:
Na tela de contas, você poderá observar uma exclamação vermelha na coluna Autorizar, sinalizando que a conta em questão está inválida:
Principais causas de invalidação de contas
- Mudança de senha da respectiva conta: Frequentemente, o usuário fornece acesso (login/senha) para que a autorização no v-tracker seja realizada. Entretanto, após a autorização, por motivos de segurança, essa pessoa pode alterar as credenciais de acesso. Essa mudança resultará na invalidação da conta no v-tracker, que precisará ser autorizada novamente.
- Perder o status de administrador da página ou perfil (no Facebook e Instagram Business): Caso o responsável pela conta no v-tracker tenha seu acesso como administrador concedido para realizar a conexão, mas posteriormente perca esse status, a conta também será invalidada.
- Questões de segurança da própria rede: As redes sociais podem invalidar o acesso a uma conta se detectarem atividades incomuns ou suspeitas, visando proteger a segurança dos usuários. Em muitos casos, a solução é simples: basta realizar a reautorização no v-tracker para recuperar o acesso.
- Atualizações do Facebook: As mudanças nas políticas de autorização e reautorização das contas podem ocorrer com frequência. Essas atualizações podem impactar o acesso às funcionalidades e exigir que os usuários realizem um novo processo de autorização no v-tracker para restabelecer o acesso.
Para evitar outras possíveis causas de invalidação, é essencial adotar algumas precauções durante o processo de autorização e na gestão dessas contas.
No contexto do Facebook e Instagram, é comum que uma mesma pessoa administre várias páginas e tenha acesso a diversas contas empresariais (Meta Business Suite). Por isso, é fundamental sempre verificar a conta que você está conectando à plataforma, evitando confusões entre as diferentes contas.
Para facilitar essa verificação, você pode acessar a área de gerenciamento do META clicando aqui, onde encontrará todas as suas páginas e perfis organizados.
Reautorizar contas
Selecione abaixo a rede social para a qual deseja consultar o procedimento de reautorização: