Passo a passo para configurar o monitoramento de concorrentes.
Neste guia, você aprenderá a configurar o monitoramento de ocorrências de páginas de concorrentes. Para isso, vamos explorar três módulos fundamentais:
Acessando a edição do monitoramento
Você pode criar um novo monitoramento para coletar esse tipo de ocorrência:
Ou editar um monitoramento que já foi criado anteriormente:
Fontes de Dados
Depois de abrir a edição do monitoramento, dirija-se à seção Fonte de Dados e encontre a área específica para Outros Perfis. Nela, você terá a oportunidade de registrar as páginas que deseja acompanhar por meio da ferramenta:
Insira os endereços das páginas que você deseja acompanhar nas redes sociais Facebook, Instagram, Twitter (X) e YouTube.
Tipos de coleta
|
Coleta postagens e comentários de páginas. |
|
Coleta apenas postagens das páginas. |
Twitter (X) |
Coleta todos os tweets da página. |
YouTube |
Coleta todos os vídeos e comentários da página. |
É importante destacar que, nos casos do Facebook e do YouTube, você deve escolher apenas uma das opções de coleta. Ou seja, é necessário optar entre coletar tanto Posts quanto Comentários ou coletar apenas Posts. Essa escolha pode ser feita removendo a linha de coleta correspondente à opção que você não deseja utilizar.
Ative os botões de Insights para garantir a coleta das métricas relacionadas aos conteúdos.
Filtros
Esta etapa é opcional. Se você deseja coletar conteúdos específicos das páginas cadastradas que contenham certas palavras, é importante criar um filtro de palavras-chave.
Para coletar essas ocorrências, cadastre os termos no painel Filtros. No painel há duas opções:
- Termos: Cadastre somente os termos e o sistema criará a expressão booleana;
- Expressão de busca: Cadastre a expressão booleana já montada.
Para obter mais detalhes sobre o cadastro dos filtros, acesse: Como configurar as expressões booleanas no seu monitoramento?
Fonte de Dados e Filtros
Na última seção da configuração das coletas, revise se todas as informações estão corretas e salve o monitoramento.
Após salvar o monitoramento, você encontrará um botão chamado Pausar, que permite monitorar o status atual da busca:
Você pode acompanhar o desempenho da busca, verificando se está sendo realizada com sucesso, se foi temporariamente interrompida ou se ocorreu algum erro. A seguir, listamos os diferentes status que a busca pode apresentar:
- Pausar: Este status indica que a busca está ativa e funcionando corretamente. Ao clicar neste botão, a busca será pausada;
- Despausar: Este status mostra que a busca está pausada. Ao clicar, você reativará a busca;
- Despausar (com aviso de erro): Este status indica que, ao tentar executar a busca, um impedimento foi encontrado, resultando em um aviso de erro.