Alcance ou Impressões: Qual métrica realmente impulsiona seus resultados?

Entenda a diferença e saiba como usar essas métricas para avaliar o impacto das suas campanhas de marketing.

 

Você já parou para pensar na diferença entre impressão, alcance e publicadores únicos dentro do v-tracker?

Antes de tudo, é importante explicar alguns conceitos.

Ao pesquisar sobre alcance e impressão, você encontrará várias definições que ressaltam suas particularidades e distinções.

Entretanto, para facilitar a sua compreensão no contexto do v-tracker, consideramos os termos impressão e alcance como equivalentes. Assim, no contexto do v-tracker, podemos considerar que o alcance representa o total de possíveis impressões que a sua publicação alcançou, ou seja, o número de pessoas que visualizaram o seu conteúdo.

Esse número é calculado a partir da soma de curtidas em páginas do Facebook, inscritos em canais do YouTube, seguidores em perfis do Twitter, Instagram, entre outras plataformas sociais. Além dessa característica específica do v-tracker, existem outros conceitos que merecem ser destacados:

  • Publicadores únicos: refere-se à contagem de indivíduos distintos que realizaram postagens. Por exemplo, se a “pessoa X” fez várias postagens, ela será contabilizada apenas uma vez nesse total;

  • Impressões/Alcance: representa o número total de vezes que as publicações foram exibidas para o público. Por exemplo, se um publicador possui 100 seguidores e fez 10 postagens, o total de impressões/alcance será de 1000 (100 seguidores x 10 postagens);

  • Perfis alcançados: diz respeito ao número de perfis que foram potencialmente impactados pelas publicações. Aqui, um perfil pode ser contado mais de uma vez se seguir mais de um publicador. Por exemplo, considere a “pessoa Y”, que segue tanto a página “Notícias BR” quanto seu amigo João. Se uma publicação da página “Notícias BR” foi compartilhada por João, o perfil da pessoa Y será contabilizado duas vezes nessa métrica.

  • Pessoas alcançadas: refere-se à quantidade de indivíduos que realmente foram atingidos pelas publicações. Neste caso, cada perfil é contado apenas uma vez, mesmo que siga múltiplos publicadores, utilizando uma estimativa de cerca de 38% de seguidores em comum.